Arquivo

Inpe. O fim da era Schuch na unidade regional de Santa Maria. Substituto também é da UFSM

O que se afirmava há três, quatro, meses se confirmou na última quarta-feira, 8 de novembro. É desse dia as portarias que exoneravam um, Nelson Schuch, e nomeavam outro, Celso Arami Marques da Silva. A oficialização se deu 48 horas depois, com a publicação dos documentos no Diário Oficial da União.

Que se diga, por justiça: Schuch tinha, em torno de si, amplo apoio, inclusive político. Ou sobretudo político. E que envolveu representantes da comunidade de Santa Maria e também detentores de cargos públicos importantes no Estado. Sem falar no ex-reitor da UFSM, Paulo Sarkis.

Todo esse lobby, porém, se revelou insuficiente. Mas, é bom que se acentue, embora com grandes salvaguardas, todas as opiniões que ouvi indicam que continuará a existir vida inteligente no Inpe em Santa Maria. E na própria universidade, de onde é oriundo o sucessor de Schuch, não há exatamente sinais de contrariedade. Não consegui perceber isso, ao menos, nas manifestações públicas na imprensa da cidade.

Aliás, muito ao contrário, há indicações claras de que Marques da Silva, o substituto, tem todas as credenciais técnicas e administrativas necessárias para o posto que passa a ocupar. O resto, bem, o resto é só isso mesmo. Afinal, a vida segue.

A propósito da saída do criador da unidade regional do Inpe, e a nomeação de seu sucessor, leia a reportagem que o jornal A Razão publica em sua edição deste final de semana:

Schuch deixa o INPE. Celso é novo chefe

O Diário Oficial da União publicou nesta sexta-feira, dia 10, as portarias que exonera e nomeia o novo chefe da Unidade Regional do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Conforme a página 4 do DO – Seção 2 – nº 216, com as publicações do Ministério da Ciência e Tecnologia – Gabinete do Ministro, a portaria Nº 848 exonera Nelson Jorge Schuch do cargo de chefe da Unidade Regional. A nomeação do novo chefe consta da Portaria Nº 850. Segundo o jornal A Razão adiantou, Celso Arami Marques da Silva vai ocupar o cargo.

Ainda nesta sexta-feira, Nelson Schuch divulgou uma carta onde comenta os trabalhos realizados quando estava à frente da unidade do INPE em Santa Maria. Confira alguns trechos do depoimento: “A partir da data de hoje, não somos mais o Chefe da Unidade Regional Sul de Pesquisas Espaciais – RSU/CIE/INPE – MCT, responsável de acordo com a RE/DIR-517.3 item 2.4.1, pela Conclusão da Implantação do Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais – CRSPE/INPE – MCT, em Santa Maria e do Observatório Espacial do Sul, em São Martinho da Serra, no Rio Grande do Sul. Fomos impedidos de implantar no Estado a segunda fase da definitiva conclusão do Prédio Sede e funcionamento do CRSPE/INPE – MCT.

Mais importante ainda, não nos foi permitido, conforme previsto nessa segunda fase do projeto original, a implantação e funcionamento da Estação Terrena de Rastreio e Controle de Satélites de Santa Maria no Coração do Rio Grande do Sul, ampliando a Capacidade Nacional de Rastreio e Controle de Satélites para o extremo sul do continente americano com cobertura substancial dos oceanos Pacífico e Atlântico Sul…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, pode fazê-lo acessando a página do jornal na internet, no endereço www.arazao.com.br, ou na versão impressa, nas bancas desde a manhã deste sábado.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo