Arquivo

Que será que houve? PT conversa com Lula e sai calminho do Palácio do Planalto

Até o momento em que escrevo, a resposta para o título desta nota ainda é desconhecida. Mas, confesso: morro de curiosidade para saber o que terá dito o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, às principais lideranças de seu partido, no final da manhã desta quinta-feira.

Petistas de alto coturno mostravam incrível apetite. Primeiro, queriam ampliar, ou no mínimo manter, os postos de mando que detêm no primeiro mandato de Lula. Depois, se punham a dar entrevistas que, aparentemente, eram desafiadoras, quase querendo impor mudanças na política econômica estabelecida pelo próprio Lula. Além claro, de derrubar o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.

Pois bem, depois do encontro com o Presidente, até mesmo Marco Aurélio Garcia, o líder maior da sigla, e seu dirigente máximo enquanto Ricardo Berzoíni não reassume (se é que isso um dia vai acontecer), mudou radicalmente o discurso. Mais: passou a dizer exatamente o mesmo que Lula: “Para nós o PMDB não é um problema é uma solução”.

Geeente!!! O que terá acontecido nos acarpetados gabinetes do Palácio do Planalto, para tão radical mudança de posição? Inclusive admitindo, mais que ganhar, perder pelo menos dois ministérios? Hein? Eu não sei. Então, me contento, por enquanto, com a reportagem de Tiago Pariz, da sucursal em Brasília do “G-1”, o portal de notícias da Globo. Leia você mesmo o que o repórter escreveu:

”APÓS REUNIÃO COM LULA, PT RECUA E ABRE MÃO DE TER MAIS MINISTÉRIOS
“Para nós o PMDB não é um problema. É uma solução”, afirmou o presidente do partido, Marco Aurélio Garcia

Após mais de duas horas de reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a comissão política do PT recuou e contrariou manifestações dos petistas que defendem a ampliação do espaço do partido no próximo mandato.

O presidente do partido, Marco Aurélio Garcia, afirmou que é favorável à formação de um governo de coalizão. “O tamanho da participação do partido no governo não se mede com fita métrica, com aritmética vulgar, é através de um conjunto de fatores”, afirmou Garcia, após a reunião com Lula no Palácio do Planalto.

A comissão política do PT é formada por integrantes da Executiva Nacional. Estiveram presentes ao encontro, além de Garcia, o deputado federal eleito Jilmar Tatto (SP), a deputada Maria do Rosário (RS), o deputado estadual Renato Simões (SP), a senadora Ideli Salvatti (SC), os ministros Tarso Genro (Relações Institucionais) e Luiz Dulci (Secretaria Geral) e o tesoureiro petista Paulo Ferreira.

A deputada Maria do Rosário sugeriu que o partido agora vai lutar para manter os cargos de ministros que tem na administração federal. “Esse é um momento de comemoração. Então, nem cogitamos reduzir o tamanho do PT no governo”, afirmou a deputada gaúcha depois do encontro. Existem hoje 34 cargos de ministros no governo, dos quais 16 são ocupados pelo PT.

O presidente Lula tem dito que o PT terá a representação que entender necessária. Ele tem sugerido que o partido não deve representar mais espaço porque detém o…”


SE DESEJAR ler a íntegra da notícia, pode fazê-lo acessando a página do “G-l”, o portal de notícias das Organizações Globo, no endereço http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,AA1352615-5601,00.html.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo