Arquivo

41 bairros. Câmara e Prefeitura batem martelo e cidade vai ganhar uma redivisão territorial

Não há como não elogiar: Prefeitura e Câmara de Vereadores provaram que, quando querem, quando a boa vontade e o espírito público prevalecem, é, sim, possível um trabalho conjunto em benefício da comunidade. O exemplo mais eloqüente é o projeto de redivisão territorial do município e que, por força constitucional, precisa ser aprovado (ou não) até o final do segundo ano de uma administração.

Ao que tudo indica, isso acontecerá. Por quê? Simples: depois de dezenas de audiências públicas, realizadas em todos os cantos da cidade, por iniciativa dos vereadores – que criaram uma comissão especial integrada por três edis e presidida pelo pepista Sérgio Cechin – e com a presença efetiva do Executivo, um acordo está a caminho. E não está tirando pedaço de ninguém.

Em vez dos 43 bairros previstos inicialmente pela proposta da Prefeitura, serão dois a menos. Tudo fruto da discussão com a comunidade e que convenceram os técnicos do Executivo e os políticos do Parlamento. Cá entre nós, é bonito isso. Pena que não seja permanente.

De qualquer forma, comemoremos. Eis a prova de que o entendimento é possível. Desde que todos queiram e se disponham a transigir. Ou não há acordo, não apenas na política. Leia, a propósito do que vai acontecer a partir de agora, o material produzido pela assessoria de imprensa do Legislativo e enviado aos veículos de comunicação:

Comissão Especial acata sugestões da comunidade e propõe divisão de Santa Maria em 41 bairros

Depois de 30 audiências públicas para discutir a nova divisão urbana de Santa Maria, a Comissão Especial que analisa o projeto do Executivo se reuniu novamente, nesta quinta-feira, para debater as sugestões da comunidade. Além dos vereadores Sérgio Cechin, Vilmar Galvão e Cláudio Rosa, participaram da reunião a Diretora do Escritório da Cidade, Marian Moro, o acadêmico de Gestão em Serviços Públicos, Edison Souza e a arquiteta Priscila Terra Quesada. Os vereadores e funcionários do Executivo Municipal analisaram as atas das audiências, os abaixo-assinados e correspondências da comunidade que sugeriram as mudanças nos nomes, limites e divisões dos bairros.

O projeto da nova divisão urbana terá oito Regiões Administrativas, em vez das sete antes previstas: R.A. Núcleo Central, R.A. Norte, R.A. Leste, R.A. Centro Leste, R.A. Sul, R.A. Oeste, R.A. Centro-Oeste e R.A. Nordeste.

A antiga proposta da R.A. Extremo-Leste foi alterada devido à sugestão da comunidade de Camobi para dividi-la em duas, pois os moradores não aceitaram a formação dos Bairros Fernando Ferrari e Amaral. O Bairro Camobi fará parte da R.A. Leste. A R.A. Centro Leste será formada pelos Bairros São José, Pé-de-Plátano, Cerrito e Diácono João Luiz Pozzobom (que irá substituir o Bairro Berleze).

A antiga proposta também previa 43 Bairros. Com as sugestões da comunidade, o projeto passará a ter 41 Bairros. Além do Fernando Ferrari e Amaral, não será criado o Bairro Bela Vista. Dividindo o Bairro Tomazetti, será criado o Bairro Dom Antônio Reis. Segundo Marian Moro, todas as sugestões da comunidade foram…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem oriunda da Assessoria de Imprensa do Legislativo, pode fazê-lo acessando a página da Câmara na internet, no endereço http://www.camara-sm.rs.gov.br/.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo