Arquivo

Campeões. Nos gastos de campanha, Alckmin e Lula deixaram muita gente boa comendo poeira

Está certo que a diferença foi grande, quase humilhante: George W. Bush gastou, em Reais, 802 milhões para se reeleger. Mas olha só o tamanho da economia norte-americana. Sob esse aspecto, Lula e Alckmin, proporcionalmente, não fizeram “feio”.

Mas foi só, também. Tirante o gigante ianque, não tem pra ninguém. Nossos bravos candidatos à Presidência, com seus mais de 104 milhões (Lula) e quase 82 milhões (Alckmin) deixaram pra trás, entre outros, o primeiro-ministro britânico Tony Blair e a primeira-ministra alemã Ângela Merkel. Dá pra ficar “orgulhoso”, não?

Quem trata desse assunto, no final de semana, é a revista Época, e que gerou reportagem publicada também pelo G1, o portal de notícias das organizações Globo. Dê uma olhada:

”CAMPANHAS ELEITORAIS DO BRASIL ESTÃO ENTRE AS MAIS CARAS

As campanhas eleitorais brasileiras estão entre as mais caras do mundo. Segundo reportagem da revista ”Época”, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva só perdeu em gastos para a campanha na comparação com o presidente George W. Bush, nos Estados Unidos, em 2004.

A publicação comparou os custos de campanha de Lula, que informou ao Tribunal Superior Eleitoral ter gasto R$ 104,3 milhões na tentativa de reeleição, com os gastos de Bush, de Tony Blair, no Reino Unido (2005), e de Angela Merkel, da Alemanha (2005).

O tucano Geraldo Alckmin não ficou muito atrás. Os R$ 81,9 milhões gastos pelo PSDB foram superiores aos gastos do Partido Trabalhista inglês para eleger Blair e do Partido Democrata-Cristão alemão na campanha de Merkel.

Em abril, foi aprovada pelo Congresso Nacional uma minirreforma na legislação eleitoral. Ela proibiu os showmícios, a distribuição de santinhos e outdoors na campanha. O objetivo das mudanças, implementadas depois do escândalo do…”


SE DESEJAR ler a íntegra da notícia, pode fazê-lo acessando a página do “G-l”, o portal de notícias das Organizações Globo, no endereço http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,AA1341938-5601,00.html.
SE DESEJAR ler também a reportagem da “Época”, pode fazê-lo acessando a página da revista, no endereço http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG75860-6009-446,00.html.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo