Arquivo

Eleitos. Após diplomação, pela Justiça, só falta a posse. Uns em janeiro, outros em fevereiro

Foram diplomados, na noite desta terça-feira, todos os candidatos eleitos pelos gaúchos em 1º e 29 (no caso da governadora e do vice) de outubro passado. Agora, o que falta é apenas a posse. No caso da Governadora, do vice e dos deputados estaduais, em 1º de janeiro. Já o senador (reeleito) e os deputados federais assumem um mês depois.

Há, claro, ainda, recursos dos deputados albergueiros que foram condenados pelo Tribunal Regional Eleitoral e perderam o registro (e conseqüentemente o direito de assumir). No entanto, puderam receber o diploma pois obtiveram uma liminar do próprio TER. Os casos, porém, seguem para o Tribunal Superior Eleitoral, que pode mudar, ou não, a decisão dos juízes gaúchos. Trata-se de casos que podem demorar muito tempo até ser definidos. Assim, são os diplomados ontem que assumem em 2007.

A propósito da solenidade de diplomação e os seus bastidores, vale a pena ler a reportagem de Gilmar Eitelwein (com a colaboração de Mirella Poyastro e Roberta Amaral), distribuída pela agência de notícias da Assembléia Legislativa. A seguir:

”Reforma política e ajuste fiscal pautaram solenidade de diplomação

A reforma política que pautará o início dos trabalhos do novo Congresso Nacional e o ajuste fiscal, necessário para colocar o Rio Grande do Sul em melhores condições de governabilidade, pautaram as conversas nos bastidores da solenidade de diplomação dos eleitos no pleito de 2006, na noite desta terça-feira (19), no Salão de Atos da PUC/RS. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Léo Lima, afirmou que, nesta eleição, a apuração dos votos foi a mais rápida na história da Justiça Eleitoral gaúcha. Para o desembargador, isto se deve à solidariedade dos eleitores e dos candidatos, que contribuiram para que este processo ocorresse de forma tranqüila.

O vice-governador Antonio Hohlfeldt representou o governador Germano Rigotto na cerimônia. Parlamentares eleitos para o primeiro mandato e os reconduzidos aos cargos vibraram pela conquista nas urnas e reafirmaram suas posições a respeito da pauta política que os espera nos próximos quatro anos.

A governadora eleita, Yeda Crusius, lembrou que os diplomados são os guardiões das urnas e que vão trabalhar para honrar os compromissos assumidos. “Viva o povo gaúcho. Viva a democracia,” afirmou ela, que a partir do ano que vem será a primeira mulher a governar o Rio Grande do Sul. A economista foi questionada sobre o pacote de medidas que deverá ser enviado à Assembléia Legislativa até o final desta semana. O vice- governador eleito, Paulo Feijó, afirmou que conversará novamente com Yeda para tentar reverter a posição de manter as atuais alíquotas de ICMS. Segundo ele, a sociedade será penalizada como um todo caso esta alternativa se confirme.

O senador Pedro Simon, reeleito para o quarto mandato, destacou que o Rio Grande do Sul e o País vão enfrentar grandes desafios em 2007. “Deus permitiu que o presidente Lula governasse o Brasil por mais quatro anos para fazer as mudanças necessárias no País. Caso contrário, a economia gaúcha seria duramente atingida”, sentenciou Simon.

Reforma e descontração

Os deputados federais Julio Redecker (PSDB), Henrique Fontana (PT), Ibsen Pinheiro (PMDB), Manuela D’Ávila (PCdoB) e Luciana Genro (P-SOL) destacaram a necessidade de a reforma política ser a primeira pauta a ser debatida no futuro Congresso Nacional. E aproveitaram para criticar o aumento dos salários que os deputados federais se autoconcederam e que foi derrubado nesta terça-feira (19) pelo Supremo Tribunal Federal (STF)…”


SE DESEJAR ler a íntegra da notícia, pode fazê-lo acessando a página da Assembléia Legislativa na internet, no endereço http://www.al.rs.gov.br.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo