Arquivo

Mídia. Internet -este site, inclusive- já foi, mas não concorre mais com jornais e revistas

O raciocínio até poderia valer, há coisa de três, quatro anos. Inclusive porque a mídia impressa temia, quem sabe por falta de conhecimento mais aprofundado, que a internet pudesse lhe tirar leitores.

Aparentemente, esse temor, se de fato houve, se esvaiu. Ao contrário, jornais e revistas, em vez de brigar com a grande rede, a ela aderiram. E todos os grandes (e os nem tão grandes e mesmo os pequenos) estão é se posicionando cada vez mais dentro da internet.

Essa discussão é tema de entrevista de um executivo do Ibope, Marcelo Coutinho, ao editor do site “Conversa Afiada”, o veterano e competente jornalista Paulo Henrique Amorim. Confira:

”JORNAIS E REVISTAS NÃO COMPETEM MAIS COM A INTERNET

O diretor-executivo do IBOPE Inteligência, Marcelo Coutinho, disse em entrevista a Paulo Henrique … que os jornais e revistas já não competem com a internet há alguns anos. “A competição com jornal, isso era há três, quatro anos atrás. Isso acabou”, afirmou Coutinho. Para ele, os jornais e as revistas correm para a internet.

Segundo um relatório divulgado nesta terça-feira pela União Internacional de Telecomunicações, da ONU, as pessoas já gastam mais tempo com aparelhos digitais do que com TV e leitura do jornal. Coutinho lembra, no entanto, “que a realidade brasileira é um pouco diferente”, já que a inclusão digital no país é pequena.

Leia os principais pontos da entrevista com Marcelo Coutinho:

O fato de o mundo digital superar jornais e TV não é novidade. Isso era questão de tempo.

Quando se fala a palavra “digital”, as pessoas remetem ao computador. No entanto, o termo vai além: o celular é um computador, por exemplo.

Segundo Coutinho, os celulares mais sofisticados já têm mais poder de processamento do que os computadores do Projeto Apollo, que levaram o homem pela primeira vez à Lula na década de 1960.

O Brasil está atrás dos países que estão no topo da revolução digital como os Estados Unidos, Europa e Coréia do Sul. Considerando os dados por domicílio, os brasileiros hoje são os que passam mais tempo na internet, no número de horas navegadas.

O problema é que essa parcela da população com acesso aos meios digitais no Brasil ainda é muito restrita em comparação com a população total do país….”


SE DESEJAR ler a íntegra do artigo, pode fazê-lo acessando a página Conversa Afiada, no endereço http://conversa-afiada.ig.com.br/materias/403501-404000/403969/403969_1.html.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo