Arquivo

Parlamento. Câmara dos Deputados perdoa os faltosos. Inclusive o santa-mariense Schirmer

Nos bastidores da campanha de Cezar Schirmer, há quem diga, sem pejo, que a notícia sobre as faltas que o parlamentar teve nas sessões da Câmara dos Deputados, publicada pelo Diário de Santa Maria, foi uma das responsáveis pela queda de prestígio (e dos votos) do parlamentar santa-mariense.

É. Pode ser. Talvez seja. Mas é um fato, de qualquer forma, e não poderia ser ignorado, se a informação estivesse disponível, como estava. Pois, agora, Schirmer, que pode seguir em Brasília, se Yeda Crusius, como tudo indica, chamar algum deputado federal do PMDB para o secretariado, é de novo notícia.

Desta vez por ter abonadas as faltas pela Mesa Diretora da Câmara. E ele é um dos 20 (o 13º, para ser exato) primeiros de um ranking elaborado pelo jornal Folha de São Paulo, sobre os perdoados pela direção do Parlamento. Schirmer, que faltou a 39% das sessões, segundo o levantamento, teve abonadas 190 das 220 ausências. Confira a notícia, que o DSM publica hoje:

”Câmara perdoa os mais faltosos
Casa abonou 79% das faltas dos deputados federais às sessões. Cezar Schirmer está entre os mais perdoados

Cezar Schirmer (PMDB) é o único gaúcho entre os deputados federais com mais faltas abonadas pela Câmara. Ocupa a 13ª posição num ranking dos 20 parlamentares com maior número de ausências perdoadas.

Segundo levantamento do jornal Folha de S.Paulo publicado ontem, a Câmara abonou, nos últimos quatro anos, 79% das faltas às sessões de votação. Para legitimar as ausências, os deputados alegam estar em “missão oficial autorizada”. O argumento serve para evitar as faltas não-justificadas, que resultam em desconto no salário. Com o artifício, pelo menos 37,5 mil faltas ficaram sem punição. A Câmara dos Deputados tem 513 integrantes.

Para ganhar o abono, o deputado faltoso procura o líder de bancada, que envia um ofício à Mesa relatando a justificativa. Sem pedir provas, a Mesa perdoa a ausência.

As “missões” cresceram 68% em relação à legislatura anterior. As faltas se concentraram nas vésperas de feriados, épocas de festas populares e dias próximos aos finais de semana. Neste ano, o pico foi no dia 20 de abril, véspera do Dia de Tiradentes, com 280 abonos. No final de junho, época das festas juninas, 40% dos parlamentares, principalmente do Nordeste, estiveram em “missão”.

Peemedebista teve 220 ausências durante mandato

De acordo com os faltosos, as ausências se devem a atividades legislativas, partidárias ou eleitorais. Os deputados afirmam que o trabalho parlamentar não é feito apenas no plenário e precisa de contatos com as bases.

Ao longo dos últimos quatro anos, Schirmer somou 220 faltas, o que significa não estar presente em 39% das 568 sessões contabilizadas. Ele teve 190 ausências abonadas por…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, pode fazê-lo acessando a página do jornal na internet, no endereço www.clicrbs.com.br/jornais/dsm/.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo