Arquivo

Piratini. Yeda completa o secretariado. Mas há uma evidente improvisação de última hora

Foi anunciada no início da noite de ontem a composição final do secretariado da governadora eleita Yeda Crusius – que assume o Palácio Piratini nesta segunda-feira. A futura Chefe do Executivo gaúcho informou o nome dos substitutos dos renunciantes (antes mesmo de empossados) Marco Lang (Justiça e Cidadania), Berfran Rosado (Gestão e Planejamento) e Jerônimo Göergen (Agricultura). Os demais secretários, não obstante a derrota na Assembléia Legislativa, na sexta-feira, estão mantidos.

Para o lugar de Lang vai o curinga de Yeda, Fernando Schüller – que, originalmente, seria o Secretário de Governo e Comunicação. Como a pasta sequer foi criada oficialmente, e ao que tudo indica não será, ele foi realocado.

O economista Ariosto Culau, que é o atual secretário do Ministério do Planejamento do governo Lula, vai assumir o lugar de Berfran Rosado – e, aparentemente, se instala, ufa, no Piratini, alguém capaz de ao menos conversar com a esfera federal. Isso, até agora, não se vislumbrava, no novo comando do executivo estadual.

Por fim, a Agricultura. A pasta seguirá com o PP. Mas por via indiretas. Afinal, o titular escolhido, Celso Bernardi, vai acumular as funções com aquelas para as quais estava inicialmente designado: as “relações institucionais”.

E assim, a menos que alguns nomes sejam divulgados ainda neste domingo, o governo assume com o secretariado completo – mas faltando definir cargos importantes do segundo escalão. Entre eles, Banrisul, Corsan e CEEE. Mas a governadora não passará pelo vexame (sim, seria isso mesmo, um fiasco) de não ter o secretariado completo ao assumir oficialmente o cargo.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo