Arquivo

Assembléia. O que pretende Frederico Antunes, futuro presidente do Poder Legislativo do RS

Frederico Antunes é um dos jovens deputados gaúchos. Natural de Uruguaiana, sua principal base eleitoral, assume dia 1º de fevereiro o terceiro mandato e, mais que isso, pela primeira vez será o presidente do Poder Legislativo do Rio Grande do Sul – a partir de um amplo acordo interpartidário.

Antunes tem uma interessante história eleitoral em Santa Maria. Em 1998, na sua estréia, alcançou módicos, mas significativos, 550 votos. Já em 2002, dobrou o desempenho, tendo sido o terceiro mais votado do PP (então era PPB) no município. Atrás de José Farret e Jair Soares, obteve por aqui 1.013 votos. Não é pouco, convenhamos.

Passados outros quatro anos, ele manteve o terceiro lugar – atrás do mesmo Farret e agora de Sérgio Cechin. Mas ampliou em mais de 30% a sua popularidade eleitoral entre os santa-marienses, em relação ao pleito anterior. Conquistou, por aqui, 1.362 votos. Portanto, não se pode dizer que ele não tem contato direto com a Boca do Monte.

Mas, quais são as idéias, por sinal justificadamente ambiciosas, de Frederico Antunes para o Parlamento gaúcho? Faltando 10 dias para a posse, é interessante ler,a respeito, a reportagem de Roberta Leal, da Agência de Notícias da Assembléia Legislativa. Acompanhe:

”Frederico Antunes assume com a missão de discutir reformas estruturais

Ele apresentou-se ao Rio Grande do Sul em 1999. Até então, era conhecido de Uruguaiana e da Fronteira Oeste, onde nasceu em 25 de outubro de 1969 e foi criado. Formou-se engenheiro agrônomo e fez da política um instrumento em defesa do setor primário. Com 23 anos foi eleito vereador de sua cidade e durante o governo de Antônio Britto, de 1996 a 1998, esteve à frente de uma das diretorias do Banrisul.

Nos oito anos em que ocupa uma das cadeiras na Assembléia Legislativa, Frederico Antunes aprofundou seu conhecimento sobre os problemas estruturais do Estado e trabalhou pela retomada do crescimento. Com relação à bandeira histórica, tem prevalecido na mesma intensidade as suas principais características – tranqüilidade e simplicidade -, fundamentais para que amplie as discussões sobre a importância da agricultura na vida dos gaúchos ou, como ele mesmo diz, “o que isso significa da porteira para fora”. Os debates e o trabalho em defesa do setor garantiram a Antunes, além do terceiro mandato como o deputado estadual mais votado do Partido Progressista (PP), com 72.721 votos, a presidência do Parlamento gaúcho a partir de 31 de janeiro de 2007.

Em entrevista exclusiva para a Agência de Notícias, Antunes afirmou ter maturidade e coragem para enfrentar as adversidades financeiras e o novo momento do Estado tendo à frente, no Poder Executivo, a primeira mulher a desenhar o futuro do RS, e no Legislativo, um representante ligado à agricultura. “Não será uma tarefa fácil, mas o diálogo é sempre um bom começo para realizarmos as mudanças”. Aliás, o diálogo e a sua convicção de igualdade a todos os partidos que compõem a força política gaúcha foram determinantes para permitir que, pela primeira vez na história da Assembléia Legislativa, o Partido dos Trabalhadores presida a Casa na 52ª Legislatura, em 2009. “Esse acordo fechado entre as bancadas dará mais cumplicidade e dividirá as responsabilidades do Poder com todos os partidos, sejam eles governistas ou da oposição”, destacou.

Além de fortalecer o setor que representa no Parlamento gaúcho, Frederico Antunes pretende retomar as discussões sobre temas importantes como o Pacto Federativo e a Reforma Política . O deputado não descarta a possibilidade de buscar nas outras 25 assembléias do País e na Câmara Distrital o apoio necessário para devolver a autonomia e a soberania aos estados.

Pacto Federativo Conforme Frederico Antunes, nos próximos quatro anos os poderes terão que inovar e buscar a harmonia e a integração para recuperar o equilíbrio econômico do RS. “Precisamos nos mobilizar e rediscutir o Pacto Federativo, pois a concentração de poder do governo federal está sufocando a capacidade administrativa do Estado”, afirmou…”


SE DESEJAR ler a íntegra da notícia, pode fazê-lo acessando a página da Assembléia Legislativa na internet, no endereço http://www.al.rs.gov.br.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo