Arquivo

E não é que o PP ficou maior do que todos?!

À primeira vista, é surpreendente. A uma melhor olhada, não. O Partido Progressista, aparentemente, acabou beneficiado pela divisão. Incrível, não? Mas a disputa entre grupos, cada qual buscando mais apoio, acabou inflando o PP, que tornou-se a maior sigla de Santa Maria, segundo reportagem do jornal A Razão deste final de semana.

O jornalista Thiago Buzatto, a partir de dados iniciais da Justiça Eleitoral, consultou as direções das agremiações e constatou: o PP, com 5007 filiados, é o maior da cidade, desbancando o PT e o PMDB. Mas estes mantém-se entre os grandes, muito próximos ao líder. Mais atrás vem o PDT. E esse quarteto, como se sabe, domina a política santa-mariense.

O que não se sabe – e isso demandará, além da análise, a espera por um fato concreto (eleição, por exemplo) – é se o que temos são grandes agremiações ou siglas inchadas.

Confira, a seguir, a reportagem publicada pelo jornal:

“PP tem mais filiados em SM
Apuração do Jornal A Razão revela que Partido Progressista passou de terceiro para primeiro em filiações

Com 5207 filiados, o Partido Progressista (PP) é a sigla com maior número de filiados em Santa Maria. É o que revela a pesquisa feita por A Razão entre os representantes dos partidos que entregaram os números oficiais para o Tribunal Regional Eleitoral até a segunda-feira dia 24, último prazo para atualizar os dados das siglas. O PP aumentou 62,7% seu quadro de filiados e passou o PT (com 5046) e o PMDB (4525).

O presidente do PP de Santa Maria, Marcelo Dalla Corte, credita o aumento de filiados a eleição do diretório municipal, acontecida em outubro do ano passado. “Todo mundo achava que duas chapas concorreriam, uma puxada pelo deputado (José) Farret, outra pelo vereador (Sérgio) Cechin, o que não acabou acontecendo. Todos foram atrás de novos filiados, já que são eles (os filiados) que escolhem as chapas”, revela. Outro fator apontado pelo presidente pepista é o aumento da liderança de Cechin. “Antes somente o deputado Farret buscava filiações. Hoje também tem o vereador Cechin buscando seu espaço” acredita.

Mesmo com a perda da posição de partido com mais filiados, o presidente interino do Partido dos Trabalhadores (PT), Raul Vilaverde, comemora o ingresso de mais de 700 eleitores na sigla, que passou a ter 5046 pessoas em seus registros. “Mais uma vez os números demonstram que os fatos nacionais não atingiram o sentimento de segmentos sociais, como a classe trabalhadora”, analisa Vilaverde. “Não fizemos nenhuma campanha. Toda a ação gera uma reação voluntária. Esse momento que o PT passou fez várias pessoas que tem convicções políticas de participação popular ingressar no partido”, conclui.

Outro partido que também teve um aumento significativo foi o Partido do Movimento Democrático Brasileiro, que obteve de outubro até abril 673 novos membros. A variação do quadro de eleitores da sigla em Santa Maria foi de 17,4%. O presidente municipal peemedebista, Haroldo Pouey, atribui o crescimento ao bom desempenho do deputado federal Cezar Schirmer nas últimas duas eleições para prefeito. “O PMDB fez uma expressiva votação através do deputado e as pessoas passaram a confiar nas propostas do partido”, afirma Pouey. “A liderança dos candidatos a vereador, que hoje são quatro, também fortaleceu o PMDB”, acrescenta.

No Partido Democrático Trabalhista, o aumento de 14,6% em seu quadro em ano eleitoral também deixou a sigla de maior número de filiados no Estado satisfeita. O presidente municipal pedetista, Juici Passini, considera o aumento de filiados como natural, já que o partido não se envolveu nas recentes denúncias de “mensalão”. “O PDT foi o único partido que esteve completamente fora dos escândalos de Brasília”, acredita. “Somos procurados diariamente por pessoas interessadas em ingressar no partido”, revela, acrescentando que a sigla está fazendo um recadastramento e atrás de novos eleitores na tentativa de eleger o jornalista Vicente Paulo Bisogno deputado estadual e Alceu Collares governador do Estado.

Entre os cinco maiores partidos em número de filiados da cidade, o único que teve seus eleitores reduzidos foi o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). De acordo com o presidente interino…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, pode fazê-lo acessando a página do jornal na internet, no endereço www.arazao.com.br.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo