Arquivo

Congresso. Ao lado da campanha para eleger presidentes, Parlamento prepara posse de 540

Para a opinião publicada, o que vale é a eleição dos presidentes da Câmara (há três candidatos) e do Senado (dois). E é nisso que todos estão centrando suas baterias, informando e analisando as chances de A, B ou C. E tem que ser feito isso, convenhamos. Afinal, é notícia.

No entanto, para além do confronto eleitoral interno, o Congresso fervilha por outra razão, muito mais importante, do ponto de vista dos indivíduos. Afinal, em 1º de fevereiro, afora as eleições, acontece o início de uma nova Legislatura. Serão 513 deputados federais e 27 senadores (1/3 de um total de 81) que assumirão suas funções.

O interessante é que, na prática, o contribuinte arcará com pelo menos uma despesa (haverá outras, acredita-se) adicional: os novatos nas duas casas congressuais estão sendo chamados três dias antes da posse, para que conheçam detalhes de sua participação parlamentar (cá entre nós, todos já sabem, já deram um jeito de ir conhecer o local e até definiram seus gabinetes, mas…). E adivinha quem vai pagar a despesa de hospedagem, alimentação e etc? É, você mesmo.

A propósito da posse desse povo todo, eleito pelos brasileiros, acompanhe a reportagem assinada por Gabriela Guerreiro, da sucursal brasiliense da Folha Online, o braço de internet do jornal Folha de São Paulo. A seguir:

”Congresso prepara posse de 513 deputados e 81 senadores

A Câmara dos Deputados e o Senado Federal já iniciaram os preparativos para a posse dos novos 513 deputados e 81 senadores eleitos em outubro de 2006. As posses serão realizadas nos plenários das Casas Legislativas dia 1º de fevereiro.

No mesmo dia, os parlamentares vão escolher os novos presidentes da Câmara e do Senado, assim como os demais membros das Mesas Diretoras.

A Câmara espera a participação de 3,5 mil pessoas na cerimônia, já que cada um dos 513 deputados tem direito a cinco convidados. Para restringir o acesso à Casa, serão distribuídos convites com códigos da barras que, no dia da posse, vão ser substituídos por adesivos individuais para cada convidado.

A presença no plenário, no entanto, será restrita aos deputados, senadores, servidores da Câmara e jornalistas. Os demais convidados poderão acompanhar a cerimônia das galerias do plenário, do auditório Nereu Ramos e plenários do Anexo 2 da Casa –onde serão instalados telões para a transmissão da cerimônia.

Gastos

Para reduzir os gastos da posse, a Câmara decidiu adiantar 50% da cota das passagens aéreas de fevereiro que cada deputado tem direito para que possam viajar a Brasília sem custos adicionais. A partir do dia 1º de fevereiro, os parlamentares passam a ter direito ao auxílio-moradia.

Como os deputados foram convocados para participar de um encontro de três dias a partir de 29 de janeiro – com o objetivo de conhecer o…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, pode fazê-lo acessando a página de “Brasil”, da Folha Online, no endereço http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u88808.shtml

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo