Arquivo

Jogo para 2008. PT santa-mariense renova a direção e quer “Frente Popular e Trabalhista”

O que poderia ser inusitado, e de uma certa maneira é, aconteceu: o PT de Santa Maria, reunido na noite de quarta-feira, decidiu partir para a abertura da administração municipal, ao referendar as negociações já concluídas com o PDT e as em curso com o PTB. E olha que essa é a posição oficial e tornada pública através de notícia da assessoria do partido, como você lerá mais abaixo.

Mais ainda: os petistas, que reuniram seu Diretório e Executiva, com a presença das principais liderança, inclusive os vereadores (exceto Luiz Carlos Fort), propõem a criação da “Frente Popular Trabalhista” como alternativa para concorrer à eleição municipal de 2008. É pouco? Ainda que isso não tenha sido explicitado na nota distribuída à imprensa, pode-se perceber o desejo de ampliar ainda mais esse leque. E, e aqui quem fala é este jornalista, abre-se a possibilidade de buscar uma aliança ainda mais ampla, incluindo o PR (Partido da República) de Anita Costa Beber, e sabe-se lá mais que partido.

No mesmo encontro de quarta-feira, os petistas decidiram que Raul Villaverde está efetivado na presidência, em função da saída, por razões de saúde, de Jarcedi Terra. O vice passa a ser Alexandre Bento. Os demais integrantes da Executiva ainda terão que ser objeto de discussão entre as correntes internas da agremiação. De qualquer forma, imagina-se que a Secretaria Geral deva ficar com a “Ação Democrática”, pois o “PT Amplo” tem a presidência e o chamado Grupo Independente (ligado ao prefeito Valdeci Oliveira, ficou com a vice-presidência. Os outros cargos serão distribuídos, penso, entre as demais tendências.

Para saber mais sobre o encontro petista, leia a nota, inicialmente, e a resolução aprovada pelos integrantes do Diretório. A seguir:

”Diretório do PT aprova criação da ‘Frente
Popular e Trabalhista’ em Santa Maria


Na reunião ocorrida na noite desta quarta, 24, no Hotel Morotin Centro, da qual participaram o prefeito Valdeci Oliveira, o deputado federal Paulo Pimenta, vereadores (com exceção de Luiz Carlos Fort) e demais integrantes do Diretório Municipal do PT, foi aprovada uma resolução dando apoio às negociações efetuadas por uma comissão que articula apoio de partidos interessados em dar sustentação ao governo de Santa Maria, dentre os quais, PDT e PTB.

O texto destaca a importância de estruturar em âmbito local a “Frente Popular e Trabalhista” para dar apoio ao governo Valdeci e também ao governo Lula. A resolução foi aprovada de forma consensual entre as diversas forças petistas presentes à reunião.

Também na noite de quarta, a partir da solicitação oficial de afastamento do presidente municipal do PT, Jardeci Terra, por motivos de saúde, foram referendados na direção partidária Raul Vilaverde (presidente) e Alexandre Bento (1º vice-presidente). Os demais cargos da Executiva terão prazo de 15 dias para serem reestruturados a partir de acordos nas tendências internas do Partido dos Trabalhadores.”



A RESOLUÇÃO APROVADA:

“1 – O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores apóia as iniciativas adotadas pelo Prefeito Municipal no sentido de reforçar ainda mais os laços de parceria e compromisso político com os partidos da Frente Popular, PSB e PC do B. Entende também como necessárias e adequadas as gestões que buscam uma aproximação com o PDT, PTB e outros partidos que compreendam a necessidade de unidade neste momento, para que o Brasil possa avançar.
A constituição de um Fórum Popular e Trabalhista, para trabalhar na afirmação do Governo do Presidente Lula e da Administração Popular de Santa Maria é um passo decisivo para a implantação de nossos objetivos atuais e futuros.

2 – Nesse momento de reorganização do partido na cidade, frente aos desafios do próximo período, é fundamental que a direção partidária promova as iniciativas adequadas para que este processo não se constitua em um “acordo de direções”, e efetivamente envolva os filiados e simpatizantes das legendas. Mais do que nunca, torna-se prioritária a retomada, com energia, da capacidade militante da Frente Popular e Trabalhista.

3 – Ao mesmo tempo em que realizaremos os debates do cronograma do Congresso Partidário, é preciso que o Partido na cidade reflita sobre sua atuação no Município: uma maior integração com os mandatos parlamentares e principalmente um balanço sobre nossa participação, enquanto Partido, na experiência da Administração Popular. Não menos importante são as tarefas que envolvem nossos militantes que atuam nos movimentos sociais. É imperioso a busca da unidade partidária, com ações concretas no dia-a-dia. A própria relação com nossos aliados no cotidiano será um teste de nossa capacidade de trabalho conjunto.
A executiva apresentará um calendário de reuniões públicas e de encontros partidários para auxiliar nas tarefas de Administração da Cidade e contribuir com eventuais sugestões de mudanças na gestão pública e democrática do Município.”


EM TEMPO: voltarei ao tema, com certeza, na coluna Observatório, que publicarei no sábado em A Razão e reproduzerei aqui na manhã do mesmo dia.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo