Arquivo

Semana animada. Lá, CPMF e presidência do Senado. Aqui, a votação do orçamento municipal

Tem tudo para ser uma semana animadinha, essa que está começando. Há outros temas, por certo, um deles é o acordo do petismo santa-mariense, do qual trato em nota específica, daqui a pouco. Mas, não há dúvida, no que toca ao interesse de toda a comunidade, são três os assuntos que tendem a monopolizar o noticiário já a partir desta segunda-feira.

 

Um deles é a votação da CPMF, que o governo (e também os governadores do PSDB, que estão se esforçando bastante para mudar a opinião de seus senadores) quer prorrogar até o final de 2011. Não vou ficar me repetindo, apenas realçando que sou – como o governo e os tucanos com responsabilidade – favorável à prorrogação. Tem-se que o Senado deve tratar disso já nesta terça-feira, em primeiro turno. Aliás, pode ser o único, se a proposta for rejeitada. Do contrário, haverá um segundo, semana que vem.

 

O outro tema federal é a obrigatória eleição de um novo presidente para o Senado, depois da renúncia ao cargo, na quarta-feira, de Renan Calheiros, minutos antes de ser de novo absolvido por seus pares, acusado de quebra de decoro parlamentar. É regimental. São cinco dias úteis para a definição de um nome que cumpra o restante do mandato, que encerra em janeiro de 2009.

 

O governo (leia-se, Lula) adoraria que fosse o maranhense José Sarney, que resiste. Deve ser, então, Garibaldi Alves, do Rio Grande do Norte, o escolhido pelo PMDB. E que deverá vencer. A menos, claro, que o gaúcho Pedro Simon, lançado por 30 colegas, seja mesmo candidato. O que ele renega, se não for pelo peemedebismo. Mas, vai que mude de idéia. Se isso acontecer, pode dar zebra. No caso, Simon. O jeito é aguardar.

 

Por fim, na boca do monte, prevê-se para esta terça-feira o início da votação (dificilmente terminará, a menos que avancem os edis madrugada adentro) do orçamento municipal para 2008. Há “trocentas” emendas parlamentares, na quase totalidade da mais pura demagogia (confira a seção “Não custa lembrar”, logo atrás). Mas até isso faz parte do jogo. Que se encerra, de todo modo, nesta semana.

 

Como é possível notar, não faltará animação nesta antepenúltima semana do ano. Tanto no planalto quanto na planície, haverá com que se divertir, em se tratando de política. Pode acreditar.

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui a reportagem “Simon admite disputar presidência desde que tenha apoio do PMDB”, de Tiago Pariz, do G1, o portal da Globo.

 

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo