Arquivo

Para conferir. Pelo menos no discurso, novatos no parlamento pregam rigor com os gastos

Melhor esperar, recomenda a prudência. E, sobretudo, a história mais recente do parlamento brasileiro. No entanto, convenhamos que é bom saber que deputados de primeiro mandato apresentam, antes de assumir, um discurso que se coaduna com o pensamento da sociedade.

Reportagem de Mariana Altavista Romão, do G1, o portal de notícias das organizações Globo, mostra o pensamento de alguns campeões de voto em 1º de outubro. E todos eles, sem exceção, falam em austeridade. Isso vai acontecer, meeeesmo? E voltamos ao início: melhor esperar, no mínimo, metade dos quatro anos da procuração oferecida pela população.

De qualquer forma, não custa nada ler. Inclusive para, os interessados, poder anotar o que eles – inclusive a gaúcha Manuela D’Ávila – dizem agora. Confira:

”Deputados calouros adotam discurso da austeridade
Estreantes dizem que reformas e gastos com família estão fora dos planos. Também não pretendem contratar os 25 assessores a que têm direito.

“Vou levar uma vida simples, quero diminuir os gastos e trabalhar muito”. O discurso não é de um franciscano nem foi pronunciado exatamente com estas palavras. Mas resume como alguns dos deputados novatos eleitos para a próxima legislatura pretendem levar a vida em Brasília.

A imagem negativa da Câmara, em razão dos escândalos de corrupção e da tentativa dos parlamentares de aumentar em 91% os próprios salários, também é usada para justificar os declarados hábitos modestos dos “calouros”.

Dentre sete ouvidos pelo G1, todos pregam uma rotina sem muitos gastos, dispensam o direito de usar integralmente a cota de 25 assessores e negam a intenção de reformar gabinetes e apartamentos funcionais.

“A crise pela qual o Congresso passou em 2006 só torna a minha responsabilidade em mostrar trabalho muito maior”, disse o deputado eleito Fernando Bezerra (PSB-PE), de 22 anos, irmão e sobrinho dos ex-deputados Clementino Coelho e Osvaldo Coelho.

Gastos reduzidos

Manuela D’Ávila (PC do B-RS), Fernando Bezerra, Brizola Neto (PDT-RJ) e Camilo Cola (PMDB-ES) não querem, ao menos em um primeiro momento, fazer uso dos 25 assessores a que têm direito.

“Ainda não fechei minha equipe. Quero aproveitar os que já estão na área porque acho que o trabalho rende muito mais. E se usarmos o número máximo de assessores, será só mais para frente”, afirmou Camilo Cola.

Manuela quer pintar as paredes porque gosta de espaços coloridos. “Só mexo na pintura e vou comprar quadros de artistas gaúchos que admiro muito. O resto continuará igual”, disse a ex-vereadora e deputada de 25 anos, já considerada, antes mesmo de assumir, a “musa” do Congresso.

Brizola Neto, 28 anos, não mexerá nem na pintura. “Fiquei com um gabinete bem próximo do plenário. Achei o espaço ótimo e não vou mexer nele. Vou apenas levar alguns objetos que fazem parte da minha história”, afirmou…”


SE DESEJAR ler a íntegra da notícia, pode fazê-lo acessando a página do “G-l”, o portal de notícias das Organizações Globo, no endereço http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,AA1341938-5601,00.html.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo