Arquivo

Por cima da… São da PF cinco (um deles santa-mariense) dos 27 secretários de Segurança

A Polícia Federal está por cima da carne seca. Especialmente o seu profissionalismo, tantas vezes demonstrado ao longo dos anos. Nada menos que cinco de seus delegados foram liberados para assumir secretarias de Segurança Pública pelo Brasil afora. E olha que poderiam ser seis – se Moroni Torgan, delegado aposentado da PF, tivesse aceitado o convite que lhe foi feito pela governadora gaúcha, Yeda Crusius.

No grupo de dublês de delegado e secretário há até um santa-mariense. Que, por sinal, assume uma bronca do tamanho do planeta. Trata-se de José Mariano Beltrame, titular da pasta mais complicada do governo do Rio de Janeiro, às voltas com a ação de seus terroristas urbanos do Comando Vermelho.

Quem conta a história da inédita participação da PF em governos de estado, com informações adicionais do jornal Folha de São Paulo, é a revista especializada “Consultor Jurídico”. Confira:

Competência transferida
Cinco secretários estaduais de segurança são da PF


A onda de violência que recentemente abalou os estados de São Paulo e Rio de Janeiro já provoca reflexos nas opções feitas pelos novos governadores. De 13 secretários de Segurança Pública escolhidos, cinco são delegados da Polícia Federal, conforme informa nesta terça-feira (2/1) o jornal Folha de S. Paulo.

Para o secretário nacional de Segurança Pública, Luiz Fernando Corrêa, também delegado da PF, a escolha de delegados para a pasta de segurança “é como uma terceira onda: depois dos generais e dos políticos, agora vivemos uma espécie de onda federal”. A “terceira onda” também revela a preocupação dos governadores de estreitar as relações com a Polícia Federal, caso precisem de reforços.

No Rio de Janeiro, o novo secretário de Segurança Pública escolhido é o delegado José Mariano Beltrame. Na Bahia, o cargo deve ser ocupado pelo delegado Paulo Bezerra. Os outros delegados federais a assumir a Segurança Pública estadual são…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, pode fazê-lo acessando a página do “Consultor Jurídico” na internet, no endereço http://conjur.estadao.com.br/static/text/51530,1.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo