Arquivo

Substitutos. O quarteto que manda no Planalto, com a ausência de Lula, em férias de 10 dias

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já está em uma base militar em Guarujá, no litoral norte de São Paulo. Ali, passará os próximos dez dias, em férias. E, na sua ausência, quem decide os destinos da Nação? Evidentemente que é o vice-presidente, José Alencar, que assume e exerce constitucionalmente o cargo para o qual foi eleito junto com Lula.

Está tudo muito bem. Mas… E a operação do governo? É óbvio que Alencar vai ficar sabendo de tudo o que acontece. No entanto, quem vai manejar as cordas que movimentam a administração são quatro ministros, nomeados para tanto diretamente pelo Presidente.

No caso, o quarteto que vai mandar, de fato, na República, são Dilma Rousseff (Casa Civil), Tarso Genro (Relações Institucionais), Luiz Dulci (Secretaria Geral) e Paulo Bernardo (Planejamento). Quem conta como isso vai funcionar é o jornalista Tiago Pariz, do G1, o portal de notícias das organizações Globo, em reportagem que você lê a seguir:

”NA FOLGA DE LULA, QUATRO MINISTROS COORDENAM GOVERNO
Dilma, Tarso, Dulci e Paulo Bernardo foram os designados. Dos 13 que optaram por folgar, apenas Gil voltou atrás.

Enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficar 10 dias afastado de Brasília para o período de folga em uma base militar no Guarujá, litoral paulista – Lula viaja nesta sexta-feira (5) – quatro ministros tiveram de permanecer na capital federal em janeiro para evitar a paralisia do governo.

Os ministros Paulo Bernardo (Planejamento) e Dilma Rousseff (Casa Civil) foram incumbidos pelo presidente de finalizar o pacote de medidas econômicas que deve ser divulgado em 22 de janeiro. Na ausência de Guido Mantega (Fazenda), que retorna aos trabalhos no dia 16, o secretário-executivo da pasta, Bernard Appy, auxiliará nos diálogos.

A articulação política será feita pelo ministro Tarso Genro (Relações Institucionais) que terá agenda cheia na próxima semana. O presidente determinou que ele realizasse consultas com os partidos da base aliada para chegar ao consenso de um nome único para disputar a presidência da Câmara. Na terça-feira, Tarso recebe os presidentes dos partidos da coalizão para negociar quem é o melhor candidato da base: o atual presidente Aldo Rebelo (PCdoB-SP) ou o líder do governo Arlindo Chinaglia (PT-SP).

Lula pediu ao ministro Luiz Dulci (Secretaria Geral) que o representasse na posse de Daniel Ortega como presidente da Nicarágua. O presidente havia cogitado ir à inauguração do colega mas preferiu descansar no Guarujá.

Ex-líder dos sandinistas, Ortega, que tem antiga relação com o Partido dos Trabalhadores, chegou ao governo da Nicarágua após as forças sandinistas derrotarem a ditadura de Somoza em 1979. Em 1990, Ortega perdeu a eleição para a democrata cristã Violeta Chamorro e desde então colecionou três consecutivas derrotas.

Dulci também representará o presidente no Fórum Social Mundial, que ocorre no Quênia, entre 20 a 25 de janeiro. A participação no encontro no país africano não chegou a ser previsto na agenda do presidente já que ele optou por participar do Fórum Econômico Mundial, que ocorre de 24 a 28 deste mês, em Davos, na Suíça.

Dos 34 titulares de pastas, 12 saem de folga em janeiro, dos quais sete já estão fora de Brasília:…”


SE DESEJAR ler a íntegra da notícia, pode fazê-lo acessando a página do “G-l”, o portal de notícias das Organizações Globo, no endereço http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,AA1341938-5601,00.html.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo