Arquivo

Do Valdeci. Prefeitura se manifesta em relação à postura da Veja para com Dom Ivo

A propósito da forma como a revista Veja noticiou a morte do bispo emérito Dom Ivo Lorscheister, e que foi motivo de nota que publiquei na madrugada de ontem (confira aqui), o prefeito municipal Valdeci Oliveira produziu nota oficial. O documento foi enviado aos veículos de comunicação e o reproduzo, a seguir:

 

“Nota Oficial sobre Manifestação da Revista Veja sobre dom Ivo Lorscheiter

 

É com extrema indignação e repúdio que recebemos a nota divulgada pela Revista Veja, edição 1999, do dia 14 de março de 2007, na página 84, sobre o falecimento do Bispo Emérito de Santa Maria e Ex-Presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Ivo Lorscheiter.

 

 Na contramão de todos os demais meios de comunicação do país e até mesmo de fora do país que exaltaram o engajamento social e o trabalho de dom Ivo na criação de inúmeros projetos sociais, a Revista Veja, utilizando termos desrespeitosos e falaciosos, criminalizou covardemente a trajetória de um religioso que dedicou sua vida ao combate às desigualdades e a promoção da paz, dos direitos humanos e da liberdade de imprensa inclusive. Afirmar que dom Ivo apoiou bandos armados é uma provocação imensurável a todos aqueles que militam pelas causas sociais e que lutam por um Brasil mais igualitário e democrático.

 

Somos defensores da liberdade de imprensa, mas não podemos aceitar de forma alguma uma deturpação deste nível travestida de registro jornalístico. Ao tecer opiniões ideológicas inverossímeis, camufladas de informação, a revista agride não apenas a história de dom Ivo, não apenas os projetos sociais liderados por ele, não apenas a Igreja e a religião brasileira, mas sim toda a comunidade da cidade de Santa Maria, que louvava Lorscheiter pelo seu trabalho de 40 anos na Diocese local. Comunidade esta que no último dia cinco de março chorou e lamentou profundamente a sua morte.

 

Esperamos que, no mínimo, a revista reveja de forma pública esta posição, sob pena de sofrer profundo descrédito junto à opinião pública brasileira.

 

Na condição de Chefe do Executivo, mas muito mais como um santa-mariense que conheceu de perto a pessoa e o bispo Ivo Lorscheiter pediria as demais autoridades e membros da comunidade que também divulguem o seu repúdio a esta manifestação ultrajante.

 

Valdeci Oliveira,

Prefeito Municipal de Santa Maria (RS)

 

Santa Maria, 14 de março de 2007”

 

COMENTÁRIO CLAUDEMIRIANO: Desconfio (ou tenho quase certeza) que a revista Veja não vai dar a mínima para a nota do prefeito. Não condeno a nota, mas a vejo muito mais como uma manifestação para o público local, sem qualquer esperança, por exemplo, de vê-la publicada pela Veja. Inclusive por isso, preferi, como você leu no que escrevi ontem, antes de me referir à publicação da Editora Abril (que de há muito é isso aí que se conhece), enaltecer o editorial de outra revista, a Carta Capital, que colocou com clareza a importância de Dom Ivo para a história recente do País. E ponto.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo