
Por Pedro Pereira (com informações da equipe do Laboratório K)
Nesta sexta-feira (23), acontece a segunda edição do “Sarau dxs Atrevidxs”, evento literário em que as pessoas se encontram para trocarem experiências e se manifestarem artisticamente, realizado pela produtora cultural Laboratório K. A festividade acontece das 19h às 21h, no Sebo e Livraria Farol, é financiada pela SEDAC e pela Pró-cultura/RS, e terá entrada franca – porém, é recomendado que os interessados cheguem cedo, pois há espaço para apenas cerca de 40 pessoas no local.
No Sarau, será realizado o lançamento do livro “Papá da Terra, Mamá da água”, do autor Gabriel Santos de Araújo, como também rodas de poesias e um momento para as pessoas conseguirem autógrafos dos livros que adquirirem. Há, também, um espaço para venda exclusiva de obras que, de acordo com Karina Maia Dick, apresentadora do evento e escritora, ajuda a promover o cenário literário local.
A primeira edição aconteceu no dia 2 de abril, no Brique da Vila Belga, e contou com a presença de aproximadamente 30 pessoas, que assistiram às manifestações culturais e participaram recitando poesias pessoais e de autores conhecidos. Os próximos eventos devem acontecer na Biblioteca Pública e na Concha Acústica.
Karina, que tem o hábito da escrita desde a adolescência, também é poeta e atriz, além de responsável pela realização do Sarau. Para ela, o evento é essencial para a promoção da cultura na cidade, principalmente na medida que serve como uma forma de segurança das atividades do dia a dia, para as pessoas.
“É uma necessidade de encontro, de ver as pessoas conhecendo poesias e de vê-las acreditando na arte da palavra. Hoje, às vezes, me chamam para falar sobre a magia da literatura com adolescentes e eu digo que a escrita de si é um passo que a gente dá pra dentro de si mesmo. Para refletir, reinventar, projetar um mundo novo. A leitura é uma conexão fundamental que nos humaniza”, desabafou a produtora cultural.
Acompanho esse espaço jornalístico há anos. Um espaço sempre aberto para a cultura local.