Arquivo

Memória (5). Santa Maria sepulta hoje o corpo do bispo emérito, Dom José Ivo Lorscheister

Muitas autoridades são aguardadas para esta terça-feira, em Santa Maria. Todas vêm prestar a última homenagem a um dos mais ilustres homens da Igreja Católica no Brasil nos últimos 30 anos, pelo menos. Morreu ontem, às 4 da tarde, o bispo emérito José Ivo Lorscheister, aos 79 anos, com falência múltiplas dos órgãos – segundo os médicos que o atenderam no Hospital de Caridade Dr Astrogildo de Azevedo, onde estava internado desde o último domingo, dia 25 de fevereiro.

 

A governadora Yeda Crusius, antes de viajar para São Paulo, e depois para Brasília, onde tem encontro hoje com o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, decretou luto oficial de três dias no Rio Grande do Sul. Ela justificou o ato “considerando que a vida religiosa de dom José Ivo Lorscheiter foi um marco fundamental na comunidade rio-grandense, bem como um exemplo de vida espiritual e cristã”.

 

Também Santa Maria, por decisão do prefeito Valdeci Oliveira, que estava no hospital ontem à tarde, nas últimas horas de vida do bispo, o decreto de luto oficial foi assinado. E mais: a tarde desta quarta é de ponto facultativo nas repartições públicas municipais.

 

O corpo de Dom Ivo, cuja biografia oficial, divulgada pela Diocese de Santa Maria, republicarei logo em seguida, está sendo velado desde o início da noite de ontem, na Catedral, na avenida Rio Branco. Às 4 da tarde, será transladado para a Basílica da Medianeira. Lá, será rezada a missa de exéquias, sob a direção do bispo diocesano Dom Hélio Rupert – que fez ontem o anúncio oficial da morte de Dom Ivo. E, em seguida, haverá o sepultamento, na cripta onde já se encontram os corpos do monsenhor Floriano Cordenunsi e do bispo Dom Érico Ferrari.

 

A cidade perde, assim, um de suas principais figuras na segunda metade do século XX e início do século XXI, como se perceberá na próxima nota. E o País perde, como publicarei mais adiante, um homem que, num período muito difícil da história republicana, mais exatamente ao tempo da ditadura militar, um sujeito muito corajoso em defesa dos direitos dos seres humanos.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo