Eleições 2008. Escaramuça, apenas uma grandona. No mais, são só tentativas de boca de urna
Vem eleição, vai eleição e a cobertura das emissoras de rádio mostram casos de denúncias de boca de urna. Normalmente, tentativas isoladas envolvendo cabos eleitorais de vereador. É crime, e está sendo coibido, na medida das possibilidades das autoridades e quase sempre a partir de denúncias de adversários.
Basicamente, é só isso que aconteceu até este momento – quando faltam pouco menos de três horas para encerrar o processo de votação. A partir das 5 da tarde, tudo será esquecido – em nome do nervosismo habitual da contagem de votos. Às 7 da noite, talvez antes, já será possível conhecer o nome do prefeito eleito. Duas horas depois, pouco mais ou menos, e a composição da Câmara também será conhecida.
A lamentar, nesse dia, apenas uma escaramuça das grandonas. Um candidato a reeleição, do PMDB, teria sido agredido por um oponente, também concorrente (mas não à reeleição) à Câmara, na zona leste da cidade. O suposto agressor seria do PTB. Caso para ser devidamente apurado pelas autoridades. Aliás, a informação, com detalhes, foi passada pela rádio Santamariense.
EM TEMPO: pessoalmente, fiquei chocado com a sujeira provocada por cabos eleitorais que, durante a madrugada, emporcalharam a cidade com panfletos. Alguns simplesmente horrorosos do ponto de vista ético, com acusações em fundamento e absolutamente inadmissíveis na democracia. São atitudes como esta, fascistas na essência, que alimentam ânimos de guerra no exercício da política.
EM TEMPO (2): se você quiser saber o que está acontecendo nesse dia de eleição, escute a Rádio Santamariense. É a única emissora da cidade que está de fato acompanhando o pleito desde as primeiras horas da manhã. As demais, ou estão ignorando o acontecimento, ou, mesmo aquelas que se dizem jornalísticas, mantiveram, durante boa parte da manhã, a sua programação normal de domingo – o que inclui desde programas religiosos até classificadões eletrônicos. A Rádio Santamariense é nos 630 khz (bem à esquerda, no dial). Neste momento, por exemplo, há vários repórteres atuando em muitos pontos da cidade, com a ancoragem, no estúdio, de Fabrício Minussi.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.