CidadaniaSanta Maria

CIDADANIA. Campanha lança selo empresarial para “área antirracista”. Eny Calçados é a primeira a aderir

Texto (com arte de Divulgação) do Comitê de Igualdade Racial do Grupo Mulheres do Brasil

O Comitê de Igualdade Racial, do Grupo Mulheres do Brasil de Santa Maria. está promovendo o projeto de valorização da mulher negra no comercio local.

A iniciativa surgiu porque, nas atividades do Comitê, muitas mulheres relatam que passaram por constrangimentos no comércio pelo fato de serem Mulheres Negras. O constrangimento se dá através da observação evasiva e muitas vezes grosseira de funcionários ou dos seguranças que exercem uma supervigilância e até uma certa perseguição quando mulheres negras estão circulando e escolhendo produtos nas lojas. Enfrentar individualmente este tipo de situação é difícil, desconfortável e humilhante. Já é tempo de reconhecer a importância da Mulher Negra consumidora e movimentadora da economia local, entendem o Comitê e o Grupo.

Por isso foi criada a campanha de valorização através do selo “AREA ANTIRRACISTA”. O Selo tem cerca de 15cm de diâmetro e é um elemento simbólico que demonstra que as mulheres negras são bem-vindas naquele espaço sem qualquer tipo de preconceito ou discriminação.

Para receber o Selo a empresa assina um protocolo de intenções se comprometendo a:

a) Orientar funcionários e seguranças a não exacerbar ou exercer vigilancia evasiva e grosseira quando Mulheres Negras estiverem escolhendo e fazendo suas compras.

b) Incluir a temática antirracista no cotidiano da Empresa;

c) Participar do evento online programado para as 9h30min do dia 30 de novembro do corrente sobre a temática valorização da mulher negra no comercio local.

A assinatura do protocolo se dará no momento da Afixação do Selo que pode ser agendado com antecedência pelo e-mail [email protected]. Ou seja, para uma empresa participar basta enviar uma mensagem manifestando seu interesse em participar da Campanha.

Segundo a Líder do Comitê de Igualdade, Deborá Evangelista, o Selo é uma demonstração firme do desejo de contribuir para uma sociedade antirracista. A empresa que participa da campanha evidencia seu compromisso social para a construção de uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária.

A 1ª Empresa a receber o Selo “AREA ANTIRRACISTA” é a Eny Calçados, as 9h30min do dia 31 de outubro, marcando o início oficial da campanha que se estende durante todo mês de novembro, fazendo alusão ao mês da Consciência Negra.

Além das adesivações também integram a campanha a palestra online “Valorização da Mulher Negra no Comércio Local”, As 9h30min do dia 30 de novembro, via plataforma Zoom e transmitido pelas redes sociais; e uma live  direcionada para Mulheres Negras sobre a mesma temática, com sorteio de prêmios, muito samba e poesia transmitida do Boteco do Mare, as 21h do dia 28 de novembro.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo