Arquivo

Melhorou. Consumo das famílias sobe pelo 14% trimestre consecutivo. PIB cresce 4,3%

A política é aquilo que todos nós, ou a maioria ao menos, sabemos: crise sobre crise. Falcatrua em cima de falcatrua. E muita, muita preocupação, a esperar os próximos pleitos – única forma efetiva que o cidadão tem para se manifestar decisivamente sobre os destinos da Nação (e da província, da comuna ou da paróquia).

 

Mas, do ponto de vista econômico, convenhamos, não dá pra se queixar. Os dados divulgados pelo IBGE são pra lá de animadores. E infundem confiança na população, depois de longo período de crescimento pífio. É evidente que não é a oitava maravilha do mundo, longe disso. Mas que algo mudou, e para melhor, os números não deixam dúvidas.

 

Por exemplo. Pelo 14º trimestre consecutivo, o consumo das famílias cresceu, em relação ao período anterior. E o aumento do Produto Interno Bruto, que teimava em estacionar na casa dos 3%, pouco mais ou menos, cravou 4,3%, nos primeiros três meses de 2007. E já fazem com que os analistas projetem a possibilidade concreta de o ano fechar com acréscimo mínimo de 4,5%.

 

E isso ainda não é referenciado pelo Plano de Aceleração Econômica (PAC), a grande aposta do governo para os quatro anos do segundo mandato de Luiz Inácio Lula da Silva. Se o PAC andar minimamente, o que não tem acontecido até agora, não é improvável a vitória lulista na aposta (cá entre nós, não foi nada além disso) dos 5% mínimos de crescimento anual do PIB.

 

SUGESTÃO DE LEITURAconfira aqui a reportagem “PIB cresce 4,3% no primeiro trimestre”, de Daniel Bramatti, do Terra Magazine.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo