Arquivo

Eleições 2008. Grupos petistas fecham com Pimenta. Mas não querem lhe dar “carta branca”

Por entender oportuna, e acreditando que alguém possa não ter lido, reproduzo a seguir nota publicada no meio da manhã de ontem. Fiz, a propósito, uma correção: a corrente de Valdeci Oliveira é “Força Cidadã”, e não “Coletivo Cidadão”, como equivocadamente escrevi. Acompanhe:

 

“Eleições 2008. PT fecha com Pimenta. O debate é se é conveniente lhe dar “carta branca”

Em 2003, uma tensa reunião noturna, no gabinete do prefeito Valdeci Oliveira, selou duas situações: uma, a candidatura à reeleição estava garantida; duas, o candidato teria carta branca para formar a sua equipe – antes e depois da eleição.

 

Como resultado imediato, consolidou-se o nome de Werner Rempel como o parceiro de chapa de Valdeci. E a conseqüência posterior foi a liberdade para o reeleito prefeito bancar uma equipe, digamos, heterodoxa – com o chamamento de vários nomes extra-PT para o governo.

 

Hoje, o que acontece? Simples, consolida-se o nome de Paulo Pimenta como o virtual candidato petista ao Executivo, com o apoio do PDT, do PTB, PSB e PC do B. É a chamada Frente Popular Trabalhista. Mas há uma diferença, perceptível ao se conversar com integrantes de outras correntes que não a da Força Cidadã (de Valdeci) ou PT Amplo (de Pimenta): há quem não queira simplesmente uma carta branca a Pimenta, como a oferecida a Valdeci, há quatro anos.

 

Não é outra a razão para documentos assinados por Fernando Menezes (Movimento PT), questionando a condição de candidato “natural” do deputado federal. É apenas uma tentativa de fazer com que o tema seja discutido no interior da agremiação. E uma forma de buscar com que Pimenta se adeqúe a algumas normas, capazes de garantir espaço para os outros grupos internos do partido.

 

A divulgação, no mesmo dia em que Fabiano Pereira (que se considera, por enquanto, independente de qualquer corrente) fez sua festa de aniversário (veja as sugestões de leitura, logo abaixo), com conotação política óbvia, também faz parte da estratégia. Vai funcionar? É possível. Mas, opinião claudemiriana, pouco provável.

 

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui a reportagem “Pimenta é pré-lançado”, de Alexandra Zanela, ontem, no Diário de Santa Maria.

E leia a notícia “Frente Trabalhista está quase formada”, publicada ontem em A Razão (vai ao link e busque a página 3)”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo