Arquivo

Observatório. “A partidarização do debate sobre a iluminação pública”

Tributos (taxas e contribuições incluídas), e o pagamento deles, são, desde sempre, fundamentais para a organização da sociedade democrática. E ponto – como diria o ministro da Defesa, Nelson Jobim.

 

Dito isto, o colunista afirma: não gosta de pagar impostos, nos dias de hoje. Especialmente alguns deles, como a CPMF. Não percebe a contrapartida. Só por isso. No entanto, como todo mundo, paga compulsoriamente a contribuição que nasceu provisória.

 

Feitas essas ressalvas, há fatos contra os quais não se pode brigar. Um deles é a questão da iluminação pública. Não resolve ser, em princípio, contra a CIP, cuja implantação foi duas vezes tentada e em ambas recusadas, legitimamente, pela Câmara de Vereadores.

 

Até as pedras sabem que a dívida com a AES Sul, contraída por pelo menos quatro administrações municipais (“culpas” políticas, se há, são portanto ecumênicas) é impagável – a menos que se encontre uma alternativa orçamentária.

 

Mesmo assim, é evidentemente partidarizada a discussão no Legislativo santa-mariense. Ainda que, demagogicamente, travestida de expressões do tipo “o-povo-não-pode-pagar-mais-um-imposto-pela-incompetência-do-governo”.

 

Sem que ninguém se ofenda, por favor, que os vereadores são muito sensíveis, Observatório convida o leitor a fazer um exercício de imaginação. A oposição vence (o que é perfeitamente possível) a eleição de outubro de 2008. Será interessante ver como se comportarão os edis (todo eles: os que hoje se opõem, e aqueles que se oporão então) diante de um eventual envio de nova proposta de criação da CIP.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo