Arquivo

Segurança. Morrem menos gaúchos vítimas de homicídio, em julho. Já o roubo de carros…

No mês de julho, foram furtados ou roubados quase 3 mil veículos no Rio Grande do Sul. Ou, para ser mais exato, e conforme estatística divulgada pela Secretaria de Segurança Pública, deixaram (contra a vontade) seus donos, 2.750 carros. Um a cada 16 minutos, foi retirado do seu proprietário. Em relação ao mês anterior, houve um acréscimo de 5%.

 

As autoridades de segurança, no entanto, se não têm motivos para festejar, no que toca a este tipo de delito, comemoram o fato de outros crimes terem se reduzido – segundo a estatística oficial, e que leva em conta os registros feitos na polícia.

 

Houve uma redução de 7,46% nos homicídios. E de 18,8% nos latrocínios (matar para roubar). Fantástico, não? É. Talvez. Mas apenas nos percentuais. Ou alguém acredita que, nos números absolutos, a diminuição de 134 para 124 (homicídios) ou 11 para 9 (latrocínios) seja algo digno de jogar foguetes.

 

Os crimes contra a vida (incluídos homicídios e latrocínios), e que redundaram em “sucesso” foram, somados, 133 em julho – contra 145 no mês anterior. Ainda assim, foram mais de quatro mortes violentas por dia na província de São Pedro.

 

Sem falar nos furtos, estelionatos, extorsões, tráfico e outros crimes que, embora tenham sido quantitativamente menores que em junho, não deixam saudade de julho. E permanece, é o que percebo, a sensação de insegurança no território gaúcho. Ou não?

 

SUGESTÃO DE LEITURAconfira aqui  reportagem “Homicídios diminuem e roubo de veículos aumentam no RS”, de Cid Martins, da Rádio Gaúcha, com informações da Secretaria de Segurança, publicada no CicRBS.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo