Arquivo

Bafafá. A invasão do Senado por deputados. O que ela significa, mesmo autorizada pelo STF

Para não dizer que não falei sobre o episódio de perto do meio dia desta quarta-feira, quando ouve um bafafá na entrada do Senado, envolvendo seguranças, deputados federais e senadores, subscrevo integralmente o que escreve o experimentado (e conceituado) jornalista Luis Nassif – que hoje ensaia vôo solo, sendo muito requisitado inclusive para palestras, mas que atuou nos principais veículos de comunicação do país. Confira o que ele escreveu. Assino embaixo, com a devida licença. A seguir:

 

“A seletividade dos direitos individuais

Renan Calheiros merece ser cassado? Provavelmente sim. Mas a invasão da sessão do Senado por deputados, amparados em uma liminar de um Ministro assustado do STF, se não for uma invasão de direitos individuais, é o quê? Se não for um abuso, é o quê? Se não houver respeito aos procedimentos institucionais, vai-se chegar onde? À selvageria?

A campanha massacrante da mídia deu  nisso: intimidou um Ministro assustado do STF que se sentiu com a faca no pescoço, e autorizou a invasão de uma sessão sigilosa por deputados loucos atrás de holofotes.

O Ministro deu a liminar porque sentiu a faca no pescoço. Os deputados invadiram a sessão para merecer espaços generosos na mídia.

Quando aparece um telefone de jornalista em uma investigação, ainda que inadvertidamente, empunha-se a bandeira da democracia e dos direitos individuais. Mas se permite a invasão de uma sessão secreta dessa maneira, porque, contra o inimigo, vale tudo.

Sinto-me envergonhado de ver, entre os invasores, amigos meus.”

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar, outras notas publicadas pelo jornalista Luis Nassif.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo