Arquivo

Caso Renan. Sessão secreta, voto idem. Será isso suficiente para livrar o senador alagoano?

Os militantes da base do PMDB/RS estão orgulhosos da atuação de Pedro Simon, o senador que preside a sigla no território do Rio Grande, no episódio que envolve o também peemedebista Renan Calheiros, presidente do Senado. Aliás, Simon, em reunião no final da tarde desta quinta-feira, com o coordenador regional do PMDB/Centro, Maicon di Giacomo, relevou até mesmo o fato de a sessão que vai selar o destino de Renan ser secreta, tanto quanto o voto dos senadores.

 

O senador do Rio Grande entende, até, que a votação secreta torna ainda mais evidente a derrota de Renan Calheiros. Será? Será meeeesmo? Ou é apenas um desejo (legítimo) de Simon? O fato é que a situação do alagoano se complicou bastante, do ponto de vista anímico. Mas há muito ainda por acontecer até a próxima quarta-feira, data provável da sessão definitiva.

 

Afinal de contas, a banca paga e recebe. Isto é, votar secretamente (e também sem a presença da imprensa) pode valer para os dois lados. Tanto para afundar, quanto para ressuscitar Renan Calheiros. E não é a toa, assim, o nervosismo de todos. E a impossibilidade de prever o resultado.

 

Em todo caso, e esse é um palpite claudemiriano, são maiores, ainda, as chances de Renan se livrar. Da cassação, bem entendido. Não do desgaste que, imagino, o impossibilitará de continuar na presidência do Parlamento. Quem viver, verá.

 

SUGESTÕES DE LEITURAconfira aqui a reportagem “Senado decidirá cassação de Renan em sessão secreta”, de Gabriela Guerreiro, da Folha Online em Brasília.

Leia também a nota “Vantagem de Calheiros no plenário corre riscos”, de Carlos Lopes, na página de Etevaldo Dias na internet.

Confira, por fim, o artigo“Assombrando o plenário“, de Helena Chagas na coluna “Descomplicando a política”, publicada no Jornal de Brasília e reproduzida no Blog dos Blogs.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo