Arquivo

É agora. Quem quer trocar de sigla, e concorrer, só tem 15 dias. Anita e Fort, dúvidas de SM

O prazo, na verdade, se esgota em 5 de outubro. Mas, como há questões cartoriais – o envio da ficha à Justiça Eleitoral, por exemplo -, na prática, o prazo para filiação partidária de quem pretende concorrer em 2008 encerra mesmo é no dia 2, 72 horas antes. Então, há no máximo 15 dias para uma definição dos hoje fora de algum partido.

 

O mesmo prazo vale, claro, para os que pretendem se mandar do lugar onde se encontram. No título desta nota, falei em duas dúvidas. Talvez fosse o caso de dizer que há pelo menos uma certeza: Anita Costa Beber gostaria de voltar ao Partido Progressista, de onde saiu há cerca de um ano. Existem os que pretendem tê-la de volta. E até dizem isso publicamente, casos do ex-prefeito José Farret e do vereador Sérgio Cechin – que até da tribuna da Câmara já se manifestou, nessa direção.

 

Mas a opinião da dupla, embora respeitável, longe está da unanimidade. Aliás, no alto comando pepista não há nenhum indício de entusiasmo com a possibilidade. Como se está, porém, falando de política, daqui a alguns dias o que hoje é impossível pode virar realidade. Falta pouco. Aliás, o tempo corre, e com celeridade.

 

A dúvida, meeeesmo, é em relação ao vereador do PT Luiz Carlos Ávila da Silva, o Fort. Há dois dias, recebi a informação segundo a qual ele estaria mesmo disposto a se mandar do petismo, pelo qual se elegeu em 2004 com votação expressiva: 4083. Foi, acrescente-se, o campeão de votos no PT.

 

O descontentamento é evidente. Suas manifestações anti-governistas não são exatamente incomuns, na tribuna do Legislativo. A perda de espaço – ou a não conquista dele – ao longo do segundo mandato de Valdeci Oliveira estaria contribuindo para uma profunda reflexão.

 

Pois é. Mas o próprio vereador, em conversa com este (nem sempre) humilde repórter, garantiu, ontem à tarde: “não vou sair do PT”. Disse mais: “minhas divergências são com o governo, não com o partido.” Fort até tem claro quando tudo começou: desde a votação da primeira tentativa de criar a Contribuição para a Iluminação Pública. A partir daí, ampliou-se o fosso que o separa do governo municipal.

 

No entanto, o vereador informou sobre a articulação interna no PT, e que deverá confluir para uma candidatura à direção do partido, em dezembro. Mas esse é outro assunto, do qual tratarei em nota a parte, mais adiante. O fato é que, assim, exceção feita à eventual mudança de sigla de Anita Costa Beber, dificilmente haverá surpresas em fins de setembro. Se bem que nunca é demais esperar. E falta pouco. Só 15 dias.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo