Arquivo

Economia. Indústria cresce 3,3%. Mas ainda há capacidade ociosa. E preocupação com juros

Parece proposital. Aliás, tem todo o jeito de proposital. Em todo caso, nas vésperas da reunião do Comitê de Política Monetária (Copon), que decide nesta quarta-feira se reduz, e em que percentual, a taxa básica de juros, a Confederação Nacional da Indústria divulga os dados de desempenho do setor.

 

E são números bem interessantes, aliás. Em julho, o crescimento das vendas foi de 6,5% – a base é idêntico período, no ano anterior. Aliás, os seis primeiros meses de 2007, comparando com os meses iniciais de 2006, aponta um incremento acumulado de 3,3%. Aí, os números não são, convenhamos, muito otimistas.

 

Ah, e também, segundo as informações da CNI, num claro recado ao Copon e ao Banco Central, a indústria não funciona a pleno. A capacidade de produção utilizada cresceu pouco, alcançando hoje 82,6% do possível. Isto é, são quase 18% de ociosidade – o que anima a supor que o crescimento pode ser maior. Desde que a política de juros ajude, claro.

 

De qualquer forma, se funcionar ou não como pressão, se saberá antes que o dia termine. As apostas dos analistas indicam, como noticiei ontem aqui, uma redução de 0,25% na taxa básica dos juros, a Selic. Que cairia de 11,5% para 11,25%. Nada extraordinário. Mas melhor do que continuar como está.

 

SUGESTÕES DE LEITURAconfira aqui a reportagem “Vendas da indústria sobem 6,5% em julho”, de Fabio Graner, n’O Estado de São Paulo.

No mesmo O Estado de São Paulo, vale a pena ler a notícia “CNI teme elevação dos juros”.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo