Arquivo

Economia. Uma verdadeira inundação de crédito. Algo como mais de um terço do PIB brasileiro

Escrevi algo a respeito, ontem. Mas vale a pena retomar. Afinal, é uma novidade e tanto em relação aos últimos anos: haverá uma verdadeira inundação de crédito para empresas e consumidores brasileiros, ao longo de 2007. Algo que não se via há qualquer coisa como 12 anos passados.

 

Segundo informações do Banco Central, a maior autoridade monetária do País, o crédito bancário disponível para empresas e cidadãos comuns atingiu, em agosto, algo como R$ 841 bilhões. É dinheiro que não acaba mais e significa algo parecido com um terço do Produto Interno Bruto Brasileiro. Algo que não se via desde janeiro de 1995.

 

O que significa isso? E como se chegou a essa situação? No que toca ao primeiro quesito, é evidente que se trata de recursos qu vão bancar, de um lado, o investimento das empresas; de outro, o consumo dos cidadãos. Com o que tudo isso significa – até mesmo bancando o crescimento da economia pátria que, é a tendência, deva ser superior a 5% ao final de 2007.

 

Quanto a formação desse bolo, de acordo com especialistas ouvidos pelo jornal O Estado de São Paulo (confira a sugestão de leitura, mais abaixo), trata-se do reflexo do aumento da renda e do emprego na economia. É o que, em última análise, leva o cidadão a buscar o crédito direto, por exemplo, para bancar o consumo. Inclusive de produtos duráveis.

 

Será isso bom? Provavelmente sim, no curto prazo. Mas, e esse é um temor bem claudemiriano – já vi esse filme antes – sempre há a preocupação com o futuro. Tomara que seja duradouro. É desejo, apenas. Não um prognóstico, menos ainda observação científica.

 

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui a reportagem “Crédito já atinge 33,1% do PIB”, de Gustavo Freire, n’O Estado de São Paulo.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo