CongressoPolítica

SENADO. Numa semana “curta”, CPI da Petrobrás e seus desdobramentos devem monopolizar as atenções

Graça Foster aceitou convite de quatro comissões permanentes e dará explicações aos senadores
Graça Foster aceitou convite de quatro comissões permanentes e dará explicações aos senadores

A decisão será do plenário do Senado, na terça-feira. Há duas possibilidades: uma CPI exclusiva, proposta pela oposição; ou mais ampla (incluindo maracutaias que criariam constrangimentos ao PSB e ao PSDB, de Campos e Aécio), como sugere o governo. Pelo que se apontou na Comissão de Constituição e Justiça, a tendência é pela segunda hipótese, a menos que fato novo sobrevenha.

Não se espera alguma coisa mais relevante nesta semana “curta”, por conta do feriado religioso da sexta-feira, no Congresso. Ah, para saber mais dos encaminhamentos em torno da CPI e outros temas, inclusive a presença da presidente da Petrobrás, Graça Foster, em depoimento na manhã de terça, confira material produzido e distribuído pela Agência Senado. A reportagem é de Milena Galdino, com foto de Geraldo Magela. A seguir:

Senado terá semana curta, mas decisiva para CPI da Petrobras

A disputa em torno da possibilidade de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar denúncias de irregularidades na Petrobras será um dos assuntos principais da próxima semana, que terá dois dias a menos de trabalho por causa do feriado da Semana Santa.

Ainda assim, esperam-se desdobramentos importantes, já que na tarde de terça-feira (15) o Plenário do Senado deve deliberar sobre o parecer aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) em favor de uma investigação que inclua fatos externos à Petrobras, como obras no metrô de São Paulo. A oposição defende a CPI exclusiva, por entender que um leque amplo de fatos a serem apurados vai inviabilizar o trabalho da Comissão, criada a partir de requerimento dos oposicionistas. Um outro requerimento, apresentado por governistas, propõe o acréscimo de itens para apuração – os chamados ‘fatos determinados’.

Na mesma terça, mas pela manhã, às 10h, a presidente da Petrobras, Graça Foster, comparece a audiência pública conjunta das Comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA). A iniciativa de organizar a reunião foi do presidente da CAE, senador Lindbergh Farias (PT-RJ). Ele acha importante que a executiva se pronuncie sobre questões como o valor investido pela empresa para assumir o controle da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos: cerca de US$ 1,2 bilhão, montante considerado muito alto por especialistas…”

]PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo