Arquivo

Petismo. Disputa interna na boca do monte. Menos para ganhar; mais para ampliar espaço

É pouco provável que a disputa interna do PT de Santa Maria, que existe desde sempre, avance para adiante da busca, de resto natural, de mais espaço. Seja na agremiação ou no governo municipal. Em todo caso, o processo de renovação deflagrado pelo Congresso Nacional do partido, no último final de semana, indica que haverá eleição para a Executiva do PT também na boca do monte, no início de dezembro.

 

É evidente, e nem poderia ser diferente, que se trata de excelente oportunidade para os que não têm espaço, ou o tem menos do que gostariam, ampliar sua presença. Se não na direção, ao menos no processo decisório. O que implica, claro, influenciar desde quem ocupa tal ou qual cargo, até mesmo sobre a definição do candidato a prefeito, em 2008.

 

Isso tudo, para quem conhece minimamente as coisas do PT (daqui ou de qualquer lugar), faz parte do processo. Mas, salvo modificação expressiva (sempre possível, mas no caso pouco provável) na correlação de forças, o petismo santa-mariense irá na direção em que Paulo Pimenta (PT Amplo), Fabiano Pereira (Movimento Solidariedade e Luta – corrente da qual é o único nome importante em nível estadual) e Valdeci Oliveira se dirigirem. A opor-se, com clareza, o Movimento PT, que tem em Fernando Menezes, coordenador regional da sigla, o seu principal nome.

 

PALPITES CLAUDEMIRIANOS: não existe a mínima possibilidade de prévia para escolher o candidato a prefeito. Este só não será Paulo Pimenta se o próprio não quiser. Para ser, tem ao seu lado o PT Amplo e os grupos de Fabiano Pereira e Valdeci Oliveira.

 

Há boas chances de um confronto para a presidência municipal da sigla, nem que seja para demarcar território político. Aí, não é impossível a união de todas as forças, exceto Articulação de Esquerda, Movimento PT, Democracia Socialista e Unidade na Luta – esta última tem como uma de suas principais lideranças o ex-secretário de Comunicação, Luciano Ribas, que apoiava o nome de Werner Rempel para concorrer à sucessão de Valdeci.

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui a reportagem “Uma disputa antecipada”, de Iara Lemos, editora de Política do Diário de Santa Maria.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo