Arquivo

Semana curta. Decisão sobre Renan no Conselho de Ética do Senado é o único grande fato

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, que está no Haiti visitando as tropas brasileiras que estão em missão de paz da ONU naquele país, deve indicar até quinta-feira os dois nomes para os cargos vagos (por renúncia) na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). É o início da renovação do órgão, como deseja o Governo Federal.

 

Mas nessa semana curta em função do feriado de 7 de Setembro, trata-se de fato subalterno. O principal, meeeesmo, será a votação, pelo Conselho de Ética do relatório que pede a cassação do mandato do senador Renan Calheiros, por quebra de decoro parlamentar – ele estaria pagando com recursos oriundos de lobista de empreiteira, a pensão alimentícia do filho que teve com a amante Mônica Velloso.

 

São ralas (para não dizer nulas) as chances do presidente do Congresso se safar no Conselho. Ele até que tentou propor, mas a hipótese foi rejeitada, a votação secreta dos 15 integrantes do organismo. Imaginava ser possível, no escurinho da urna, a absolvição prévia – com o que o processo não iria ao plenário.

 

Não deu. E será irremediavelmente contra ele o parecer a ser aprovado. Diz-se que por 10 a 5. No máximo, 9 a 6. 8 a 7 já seria uma vitória por goleada – que não acontecerá. Então, a disputa irá mesmo para o conjunto de 81 senadores, depois de uma passagem pela Comissão de Constituição e Justiça da Casa.

 

Quer dizer, não faltará assunto, nas próximas semanas, no que toca ao “Caso Renan”. E, nesta semana, afora os nomes dos novos conselheiros da ANAC, é o único grande acontecimento político nacional. Exceto, claro, se outro escândalo estourar.

 

 

SUGESTÕES DE LEITURAconfira aqui a nota “Agendão: será que o pessoal do Cansei vem no 7 de setembro?”, de Helena Chagas, no Blog dos Blogs.

Leia também a reportagem  “Caso Renan: quarta-feira pode ser decisiva”, de Gustavo Tourinho e Alexandro Martello, do G1, o portal da Globo.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo