Arquivo

Um e outro. O que era só discurso, virou matemática. PIB médio sob Lula passa o da era FH

Antes de mais nada, o que é mesmo PIB? A sigla quer dizer Produto Interno Bruto. Mas, o que significa isso? Como quase toda sigla é repetida à exaustão. No máximo, sabe-se a tradução literal. O conteúdo, porém, fica assim meio no imaginário – com a suposição de que todo mundo sabe o que é. Não sabe. Ah, não sabe.

 

Para saber mais, tem uma sugestão de leitura, lá embaixo. Mas já dá, para efeito de raciocínio, para dizer simplificadamente que é tudo o que um País (ou Estado, ou Município) produz ao longo de um determinado tempo. Ou é a riqueza gerada. Ou o consumo que ela leva a acontecer.

 

Não, não é tão simples quanto parece. Mas é indicador fundamental para saber-se a quantas anda a economia do País. Tomemos o Brasil, que afinal de contas é o que nos interessa diretamente. Pois, aqui, pela primeira vez, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva tem o que comemorar. Especialmente porque o lulismo adora (e tem lá suas legítimas razões) comparar o momento atual com o vivido ao tempo de Fernando Henrique Cardoso, o antecessor, e que teve também oito anos de mandato.

 

Pois, segundo os últimos dados do IBGE acerca do PIB, Lula já pode espalhar aos quatro ventos que o seu indicador médio supera, na média, o de FH. E isso por conta do crescimento já projetado para 2007, que tende a superar os 5%. Isso significa que, ao longo dos cinco primeiros anos (ainda restarão três), o governo Lula terá crescimento econômico anual médio de 3,6%. Fernando Henrique obteve 2,3% de média, no seu mandarinato. Ah, foram 2,5% nos primeiros quatro anos, com uma boa contribuição dos dois anos iniciais do Plano Real; e 2,1% no quadriênio seguinte – em que o Brasil, ou alguém já esqueceu?, quase quebrou.

 

Para quem gosta da disputa política, eis um prato cheio. Para o cidadão comum o que importa é exatamente isso: prato cheio. O resto… é o resto. Ou não é simples assim?

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui a reportagem “Média de PIB de Lula chega a 3,6% e supera era FHC”, na Folha Online, com informações da BBC Brasil.

Leia também a reportagem “Entenda o que é o PIB e como é feito seu cálculo”, na Folha Online, com informações da Folha de São Paulo.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo