CulturaSanta Maria

FEIRA DO LIVRO. Conheça a trajetória do patrono, o professor e escritor Pedro Santos

Pedro Santos, o patrono da Feira

Começa no próximo sábado mais uma edição da Feira do Livro de Santa Maria – evento criado pelos estudantes de Comunicação Social da UFSM ainda no meio dos anos 70 e que, agora, é realizado e organizado, entre outros, pela Prefeitura Municipal, pela Câmara do Livro e pela Cesma.

O patrono deste ano é o professor e escritor Pedro Brum Santos, cronista de A Razão e participante, para honra deste editor, do programa Sala de Debate, na rádio Antena 1, às quintas-feiras. A propósito da tragetória de Santos, confira material produzido e distribuído pela Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura. A reportagem é da jornalista Maria Luiza Guerra (com informações da assessoria de imprensa da Feira). A foto é do arquivo do sítio. A seguir:

Feira do Livro: conheça o patrono do evento, Pedro Brum Santos, confira a programação

A montagem de toldos na Praça Saldanha Marinho dá a dica do evento que está por vir: a Feira do Livro, que acontece de 28 de abril a 13 de maio em Santa Maria. A cidade já conhece os homenageados da Feira desde o inicio de abril e espera a abertura do evento para, nas bancas, conferir as novidades literárias e acompanhar os lançamentos de livros, que, em 2012, conta com 107 sessões de autógrafos. Outro momento muito aguardado é o Livro Livre, que traz na programação shows musicais, entrevistas e bate papo com escritores.

O Patrono do encontro literário é o escritor Pedro Brum Santos. Professor de Literatura do curso de Letras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e cronista do jornal A Razão, Brum, de 52 anos, natural de Tupanciretã, assina quase quatro dezenas de publicações, entre livros solo, co-autorias, artigos de caráter acadêmico, entre outras. Atualmente, o escritor é diretor do Centro de Artes e Letras – CAL/UFSM e integra o Conselho Municipal de Cultura de Santa Maria.

Confira a trajetória acadêmica de Pedro Brum Santos

Graduou-se em Letras pelo Centro Universitário Franciscano em 1985. Mestrado (1991) e Doutorado (1996) em Teoria Literária, pela PUCRS, de Porto Alegre. Pós-Doutoramento (2007), em Literatura Brasileira, pela USP – São Paulo. Professor de Literaturas Vernáculas e de Teoria da Literatura do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria. Bolsista produtividade do CNPq. Coordenador do Grupo de Pesquisa Literatura e História. Representante do convênio internacional UFSM – Universidade de Évora, Portugal. Consultor CAPES e CNPq para a área de Letras e Linguística.

Nas associações nacionais da área de Letras já exerceu as seguintes funções: secretário geral da ANPOLL – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística; secretário da ABRALIC – Associação Brasileira de Literatura Comparada; presidente da ABRAPLIP – Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa. Atual diretor do Centro de Artes e Letras – CAL/UFSM. Integrante do Conselho Municipal de Cultura de Santa Maria. Desde 1990 conta com quase quatro dezenas de publicações, entre livros…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo