DestaqueSanta Maria

CIDADE. Operação Balada Segura abordou 112 veículos entre noite de quinta e madrugada de sexta

Do total dos condutores abordados, 16 recusaram fazer o teste de etilômetro

Durante as abordagens, foi constatado que 25% do total dos condutores cometeram alguma infração de trânsito. Foto Prefeitura / Divulgação

Por Diniana Rubin / Prefeitura de Santa Maria

Entre a noite de quinta-feira (20) e a madrugada desta sexta-feira (21), feriado Dia de Tiradentes, a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, realizou mais uma Operação Balada Segura de 2023 na cidade. As barreiras foram montadas em trechos da Rua Serafim Valandro, no Bairro Centro, e da Avenida Hélvio Basso, no Bairro Uglione. Durante a ação, que ocorreu das 22h até as 4h, foram abordados 112 veículos. Entre esses, foi constatado que 25% dos condutores cometeram alguma infração de trânsito.

Do total dos condutores abordados, 16 recusaram fazer o teste de etilômetro, e um condutor ingeriu bebida alcoólica, constatado o resultado de 0,11mg/l no teste do etilômetro, sendo aplicada as penalidades conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Na operação, foram abordados três veículos com o licenciamento vencido, sendo que foi oferecido a opção para pagamento dos débitos através do APP Bancário, como prevê a Lei Estadual 55.514/2020 denominado Veículo Legal e regulamento pelo Decreto 55.735/2021, onde em Ações de Fiscalização programadas (blitz), pode ser ofertado aos condutores regularizar os débitos no local. Assim, com o pagamento o veículo não é removido, dispensando apenas a aplicação da medida administrativa do ART. 230V. Dois condutores optaram pelo pagamento no local, não sendo aplicada a medida administrativa de remoção, já um condutor que optou pelo não pagamento, teve o veículo removido, conforme prevê a legislação.

Ainda nesta ação, um condutor foi flagrado conduzindo veículo sem possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Permissão ou Autorização para Dirigir, sendo aplicada as penalidades de acordo com o CTB. Outros dois veículos foram removidos por não terem apresentado condutor habilitado.

“A Operação Balada Segura é uma medida importante a fim de prevenir acidentes e salvar vidas, além de promover uma cultura de responsabilidade e segurança na questão da alcoolemia ao volante”, esclarece o superintendente de Trânsito, Alexandre Brondani Carvalho, que acompanhou as ações da noite e da madrugada.

A Operação Balada Segura teve a participação de agentes da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU), um coordenador do Programa Vida no Trânsito (PVT) com o objetivo de conscientizar os condutores sobre cuidados no trânsito, e apoio da Guarda Municipal, da Brigada Militar e da Polícia Rodoviária Federal.

Dados da Operação:
Veículos abordados: 112
Veículos autuados: 28
Condutor sem CNH: 1
Testes do etilômetro: 96
Autuados por recusa: 16
Autuados por teste: 1
Total autuados embriaguez: 17
Veículos recolhidos: 3

*Fonte: CTMU

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo