Arquivo

CPMF. Serra e Aécio ainda querem ver prorrogação aprovada. E pressionam senadores tucanos

O jogo é, como tenho escrito por aqui, cada vez mais duro. E está exigindo tudo e mais um pouco do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seus aliados. Muito por demagogia, bastante por sinceridade, um pouco por absoluta tentativa de ganhar algum, senadores estão se sentindo estimulados a não prorrogar a CPMF até 2011.

 

E contam com o apoio de parte do empresariado, inclusive de lideranças importantes como a Federação das Indústrias de São Paulo – aquela que nada faz para reduzir o Cofins ou o imposto que beneficia o Sistema S (além do imposto sindical), ambos sonegáveis, mas se mata para ver rejeitado o único tributo insonegável do País.

 

O fato é que a situação atingiu tal radicalismo que até mesmo o que era escondido teve que vir à luz. Os governadores tucanos Aécio Neves, Minas, e José Serra, São Paulo, ambos com pretensões presidenciais e sabem o quanto significam R$ 40 bilhões, resolveram agir mais às claras. E estão tentando demover tucanos que não querem aprovar a prorrogação. Vão conseguir? Não se sabe.

 

Ah, embora de forma coadjuvante, também a gaúcha Yeda Crusius entrou no jogo. Não pediu publicamente, mas já expôs sua opinião favorável à CPMF – inclusive porque parte do troco vem para o Rio Grande. Que, como se sabe, está daqueeeele jeito, em termos de finanças públicas.

 

A votação em primeiro turno pode acontecer ainda nesta semana. Mas, talvez porque não imaginem ter os votos necessários, os oposicionistas (DEM e PSDB na dianteira) tentam adiar a apreciação, que já pode ser feita a partir desta quinta-feira. Como isso vai terminar? Não sei. Não sei, meeeesmo. Exceto que está sobrando demagogia no pedaço. Se bem que isso não é exatamente uma novidade, não?

 

 

SUGESTÕES DE LEITURA – confira aqui a nota “Serra e Aécio tentam rever oposição tucana a CPMF”, publicada por Josias de Souza, da Folha de São Paulo.

Leia também a notícia “CPMF é necessidade para a saúde, diz Yeda, publicada por ZH.Com, com informações da Agência Estado.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo