Arquivo

Eleições 2010. Até março, Lula terá que trocar metade do governo. Inclusive Guilherme Cassel

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem uma preocupação adicional, neste momento: pensar na composição do governo a partir de março do próximo ano, quando seus ministros candidatos terão que se afastar do cargo, por força de lei. E, segundo levantamento interno, serão pelo menos 18 a se afastar, dos 36 integrantes do ministério.

 

No caso dos gaúchos, uma novidade. Se é verdade que Tarso Genro concorre, preferencialmente (por ele, claro) ao Governo do Estado, e que Nelson Jobim não se sabe (pelas contas governistas), a surpresa seria uma candidatura do santa-mariense Guilherme Cassel (Desenvolvimento Agrário). Essa, ao que se sabe, não era prevista por ninguém. Mas Lula conta com ela. Pelo menos Cassel está na lista elaborada por Josias de Souza, da Folha de São Paulo, como você lê abaixo. Confira:

 

“Lula fará megareforma ministerial em março de 2010

 

O governo terá, no último ano da gestão Lula, uma cara nova. O presidente será forçado a trocar metade de sua equipe ministerial. Pelas contas do Planalto, pelo menos 18 dos 37 ministros e secretários com status ministerial vão tentar a sorte nas urnas de 2010. O número pode subir para 20.

 

Pela lei, ministros-candidatos precisam deixar os cargos no Executivo seis meses antes da eleição. Lula programa a dança de cadeiras para março de 2010. Não serão mudanças triviais. Afetarão áreas nevrálgicas do governo. Entre elas a Casa Civil, o Banco Central, a Justiça e o Desenvolvimento Social (pasta do Bolsa Família).

 

Daí a preocupação de tratar da megareforma com antecedência. No momento, tenta-se identificar os candidatos. A escolha dos substitutos fica para depois. Será feita na bacia das almas da negociação que definirá o consórcio partidário a ser formado ao redor da candidatura presidencial de Dilma Rousseff…” 

 

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar, também outras notas e artigos publicados pelo jornalista Josias de Souza, da Folha de São Paulo.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo