Arquivo

Coluna Observatório. “Conselho Municipal de Saúde. Ou ordem?”

Ok, ok, ok. O Hospital de Caridade, não obstante o fato de, desde maio, estar gerindo a Casa de Saúde com êxito, ao ponto de ter “destrancado” a agenda dos postos de saúde e do próprio Hospital Universitário, não serve. Está repleto de “tubarões”. É este o entendimento de dois ou três (vá lá, meia dúzia) integrantes do Conselho Municipal de Saúde – que, embora minoritários, mandam nessa instância que pretende, mais que “aconselhar” e até deliberar, administrar. Ou mesmo gerir.

 

Não importa muito que esteja funcionando bem o hospital fundado pelos ferroviários. Foram 5 mil e poucos atendimentos em sete meses, inclusive com 500 partos, que não se sabe como seriam feitos em outro local. Isso não conta. O que interessa é estar dentro dele, mesmo que, quando lá mandaram e desmandaram, a Casa de Saúde fechou. Claro, faltou o dinheiro do Osmar Terra. Mas, e a gestão? Foi tão boa assim? Os 200 e poucos funcionários – que, a persistir a atual situação, não terão emprego em fevereiro – devem saber melhor que ninguém. Ops, não melhor que o Conselho Municipal de Saúde, que este sabe tudo.

 

Do jeito que a coisa vai, parece claro que quem vai administrar o hospital é o Conselho. Pobre saúde!

 

Em tempo: o titular desta página é diretor da CP & S Comunicações, que presta serviços ao HC. Mas, independente disso, tem neurônios. Poucos, porém suficientes. Inclusive para saber que, diferente do CMS, aquela instituição funciona – como sabem muito bem os pacientes atendidos gratuitamente lá mesmo, nos três ambulatórios do projeto Mão Amiga (mais de 60 mil procedimentos em um ano, na periferia da cidade) e na Casa de Saúde.

 

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo