Arquivo

Custo de vida. Índice da inflação de Santa Maria em 2007 – 5,46% – é maior que o nacional

Pela óbvia importância, reproduzo a seguir nota que publiquei na manhã de sábado, com os dados divulgados pelo Núcleo Econômico de Pesquisa e Extensão (NEPE) da Unifra. Confira:

 

 

“Custo de vida. Santa Maria tem inflação de 5,46% em 2007. Em dezembro, índice é de 0,38%

 

O custo de vida em Santa Maria elevou-se 0,38% em dezembro. Computado todo 2007, verifica-se uma inflação de 5,46% no ano passado. Os índices, e seu detalhamento, foram apresentados ontem pelo Núcleo Econômico de Pesquisas e Extensão da Unifra. A pesquisa, que acompanha a variação de 1015 itens de produtos e serviços, distribuídos por nove grupos distintos, é coordenada pelo professor José Maria Pereira.

 

De acordo com o NEPE, vinculado ao curso de Economia da Unifra, o grupo de produtos de alimentação, que pesa pouco além de 25% do custo, foi o grande vilão de 2007, na boca do monte. Ele variou, para cima, ao longo do ano passado, 13,04%.

 

Também se elevaram acima da inflação, em 2007, os itens relativos a três outros grupos: vestuário, 9,23% (com peso de 5,26% na composição total); saúde e cuidados pessoais, 7,26% (com peso de 7,32%); e educação, com acréscimo de 5,07% – com os itens pesando 2,90% do total do custo.

 

A esses grupos, porém, se contrapõem itens de pelo menos dois outros setores, ajudando a balançar para baixo o índice geral. Os itens de comunicação (telefonia entre eles) apresentaram crescimento negativo de 0,96%. Isso é ainda mais significativo quando exposto o peso deles no custo total: 8,34%.

 

Mais impressionante, talvez, inclusive pelo peso (16,21%) no índice total, é o desempenho dos bens e serviços de transporte, que apresentaram um crescimento, ao longo de 2007, que chegou a apenas 0,90%.

 

Também, nos dados divulgados pelo NEPE, através do seu Boletim Informativo, deve se ressaltar o fato de os preços terem se estabilizado especialmente no segundo semestre de 2007. O que acabou contribuindo para o índice geral.

 

De qualquer forma, é também possível afirmar, com base nos números já disponíveis de outros índices, estes de caráter nacional, que a inflação santa-mariense não destoa muito dos números nacionais. Embora, ressalte-se, aqui seja maior. Afinal, para um índice de 5,46% na boca do monte, tivemos 4,64% do IGP-M e 4,36% no IPCA-15.”

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui a íntegra do Boletim do ICV, editado pelo NEPE/Unifra, com todos os dados relativos a 2007 e, especificamente, a dezembro. E a análise dos especialistas do Núcleo de Ensino Pesquisa e Extensão do curso de Economia da Unifra.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo