Arquivo

Coluna Observatório. “Sem o Sim do cabeça, nada feito”

Os avalistas do vice

serão eles. Mesmo

que por conveniência

 

 

Talvez fosse o caso de afirmar que, na verdade, mais que simplesmente concordar, quem decide meeeesmo o nome do vice, em qualquer pleito, é o cabeça da chapa. O exemplo mais recente é o de Luiz Inácio Lula da Silva que, no pleito de 2002, bancou sozinho a candidatura de José Alencar, então apenas um grande (e desconhecido) empresário.

No entanto, as injunções políticas normalmente levam o líder de uma aliança a aceitar o nome da hora. Que o diga Yeda Crusius, atual governadora, que não queria Paulo Feijó, mas a necessidade de coligar-se com o DEM e atrair o PPS fé-la mudar de idéia na última hora.

 

De qualquer forma, e tome-se a situação de Santa Maria, a parte as discussões sobre programas e nomes, uma coisa é certa: ninguém concorre a vice sem que o candidato a prefeito queira. Objetivamente: a Frente Popular Trabalhista terá Paulo Pimenta, do PT, na cabeça da chapa. E o vice será alguém com o qual ele concorde. E o nome virá do PDT, com certeza. Quem? Aquele que o petista quiser. Que pode ser até o indicado pelos pedetistas. Se não for assim, a decisão será apenas a da oportunidade.

 

No caso de Cezar Schirmer, que concorrerá a prefeito, o vice será aquele a quem o peemedebista disser Sim. E já se decidiu que será do PP. E o deputado prefere José Farret. Se não for o ex-prefeito, a solução – tanto quanto no caso da FPT – também se dará pela necessidade; não pela vontade. E o Sim virá, mas com contrariedade.

 

Atenção: depois de escolhidas as chapas, tal qual no casamento, mesmo que por conveniência, as juras serão eternas. Enquanto durarem.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo