Arquivo

Coluna Observatório. “Uma comparação simples expõe falta de representação de Santa Maria”

A seção “Não custa lembrar”

 

 

 

Em 24 de junho de 2000:

 

“Quem vem. E quem pode vir – Dezenas de deputados federais vão se dedicar as suas campanhas para prefeituras do país inteiro. Em Santa Maria são dois: Valdeci Oliveira/PT e Cézar Schirmer/PMDB. Já na Assembléia Legislativa, é José Farret/PPB quem vem para a campanha municipal.

 

De acordo com a legislação, nenhum deles precisará licenciar-se. De Brasília, devem vir auxiliar na campanha de seus parceiros deputados-candidatos, dois parlamentares santa-marienses: Marcos Rolim/PT e Nelson Marchezan/PSDB. Isso, no entanto, é pura teoria. Na prática, tanto um quanto outro, mesmo querendo, dadas as suas grandes responsabilidades na capital federal, poderão ter, na campanha local, atuação firme, mas limitada.”

 

 

Hoje:

 

A nota acima, publicada há exatos 7 anos e 8 meses, menos um dia, enche de nostalgia. E dizer que, então, Santa Maria podia contar com nada menos que quatro deputados federais. É bom repetir: quaaatro. Um, Valdeci, era suplente em exercício. Hoje são dois – um, tal qual o petista então, Schirmer, também é suplente. O outro é Paulo Pimenta. Ambos concorrem à prefeitura. Na Assembléia, eram dois: Farret, então candidato a prefeito, e Pimenta, hoje em Brasília. Quanto a Rolim, deixou a militância partidária como modo de vida. E Marchezan é a morte precoce a lamentar.

 

Resumo: há mesmo o que chorar. Mas, cá entre nós, a cidade é a grande responsável por isso. Afinal, sem votos não há representação. E se eles não são dados…

 

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo