Arquivo

Contra a intolerância. Luciano Ribas e as lições sempre presentes de Giuseppe Garibaldi

“…Garibaldi comandou a integração do sul da Itália, o então Reino das Duas Sicílias, ao núcleo de poder que fora constituído por Vittorio Emanuelle II no Piemonte e que já agregara outras regiões pela guerra ou por plebiscitos. Ao contrário dos “leghistas”, Garibaldi não quis um território para dominar e, controlando seu republicanismo em nome de um ideal maior, reconheceu a autoridade do rei sardo-piemontês.

 

Giuseppe Garibaldi, se vivo fosse, talvez mandasse seus conterrâneos “leghistas” verem o filme “Um dia sem mexicanos”, de Sergio Arau. Aliás, mandaria todos aqueles que se consideram auto-suficientes o verem, inclusive as caricaturas de separatistas do “Sul é meu país” e outros patetas assemelhados, se é que ainda subsistem…”

                       

Os parágrafos acima são parte do artigo “Garibaldi contra a intolerância”, do colaborador semanal deste site, Luciano Ribas. E que foi publicado nesta terça-feira. Basta ir à caixa de “Artigos”, ao lado, para lê-lo na íntegra. Boa leitura!

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo