Arquivo

Um dia antes. Justiça recebeu ainda ontem inquérito da Polícia Federal sobre a Operação Rodin

Olha só como, na madrugada de 7 de novembro de 2007, este sitio registrava o terremoto acontecido no dia anterior, na Santa Maria da Boca do Monte:

 

“O presidente da Comissão Permanente do Vestibular da UFSM, Dario Trevisan, foi preso ontem pela Polícia Federal. Talvez tenha sido o mais conhecido entre os santa-marienses alvo da investigação de fraude que envolve a Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia (Fatec),vinculada à UFSM, e o Departamento de Trânsito do RS (Detran). Aliás, o diretor geral da Fatec, Luiz Pelegrini, somente não foi detido porque estava viajando…

 

Foram presas, no total, 14 pessoas. Houve outras ligadas historicamente a Santa Maria e à Universidade, mas que hoje residem em Canoas e Porto Alegre. Também estão na Superintendência da Polícia Federal, na capital, o até ontem diretor do Detran-RS, Flávio Vaz Netto, e o anterior, Carlos Ubiratan dos Santos. São, juntamente com o já exonerado Diretor da CEEE, Antonio Maciel, os maiores figurões da operação policial…”

 

E por aí foi. Desde então, muitos rumores, outro tanto de certezas, algumas convicções e, certamente, um abalo sem igual na vida política e educacional (especificamente na UFSM) de Santa Maria. E que, incrivelmente, parece não ter fim. Aliás, muito pelo contrário, estamos a algumas horas de um novo começo. Isso mesmo: com a entrega do relatório do inquérito feito ontem à tarde pela Polícia Federal, 24 horas antes do que se anunciava, se saberá, com certeza, inclusive os nomes daqueles sobre os quais, segundo as autoridades policiais, existem indícios suficientes para uma ação na esfera judicial.

 

Mais detalhes, pelo menos, são o que se espera para hoje à tarde quando, em Porto Alegre, na sede da Superintendência da PF, quando integrantes da força tarefa que investigou a fraude do Detran conversarão com a imprensa. Acredita-se que os dados principais, constantes das 35 caixas e 30 pastas entregues à (que ouvirá, agora, a manifestação do Ministério Público Federal) serão dados a conhecer oficialmente.

 

Nos últimos dias, soube-se, pela palavra do superintendente da PF no Rio Grande, delegado Ildo Gasparetto, que os nomes de dois deputados, um federal atual e um ex-estadual, constariam no relatório. Quem são eles? Hoje se sabera. Enquanto isso, e em função das declarações do policial, surgiu de novo uma série de ilações. Todas no sentido de abalar ainda mais, como se isso fosse possível, a vida política de Santa Maria e da região.

 

Não é hora de especular, penso. Inclusive porque, nesta sexta, imagina-se, se terá dados concretos. O jeito é esperar. Demora só poucas horas.

 

 

SUGESTÕES DE LEITURA – se quiser rememorar, confira aqui, aqui e aqui. E também aqui, como este sitio tratou do caso naquele 6 de novembro de 2007. E também, clicando aqui, a primeira nota da madrugada do dia seguinte.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo