Arquivo

Fórum Democrático. Proposta da Assembléia para discutir alternativas para o Rio Grande do Sul

Discutir sempre é bom. Especialmente na democracia. Penso ser esta a grande contribuição do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional, uma proposta da Assembléia Legislativa que debate alternativas para o Rio Grande do Sul. E, nesta terça-feira, como mostra reportagem de Vanessa Canciam, da Agência de Notícias do parlamento, será empossado o Colégio Deliberativo do Fórum. Confira, com a foto de Galileu Goldenburg, a seguir:

 

“Posse do Colégio Deliberativo é aguardada com expectativa positiva

A posse do Colégio Deliberativo do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional, marcada para terça-feira (29), às 19h, no Teatro Dante Barone, é aguardada com expectativa positiva por seus membros. O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Alceu Moreira (PMDB) (foto), mentor do Programa Sociedade Convergente, que idealizou a nova formatação do Fórum, considera o Colégio extremamente importante por sua missão de definir os temas que serão trabalhados durante o ano. “O objetivo do Parlamento é promover discussões que servirão de base para a geração de políticas públicas de curto, médio e longo prazo”, explica Moreira.

Ele acrescenta: “Existem temas importantes que estão esperando políticas sistêmicas para basear a própria administração do Estado. Tenho absoluta certeza de que a contribuição será efetiva, importantíssima e uma definição para os novos rumos do Rio Grande do Sul”. O presidente avalia que o número de adesões e a qualidade das representações no Colégio Deliberativo demonstram a confiança da sociedade no programa e o interesse em buscar alternativas para que o Estado retome o seu desenvolvimento.

Importância

O presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Flávio Lammel, um dos representantes das instâncias federativas no Colégio, considera o Sociedade Convergente “um momento importante vivido pelo Estado”. “Irá abrir a possibilidade de discutirmos ações para o governo do Estado e para a sociedade gaúcha”, disse Lammel, que pretende participar ativamente de todo o processo. “Esse movimento de união do Rio Grande do Sul em torno de temas convergentes é importantíssimo. Temos que pensar o Estado acima de partidos políticos”, conclui.

Paulo Afonso Frizzo, o presidente do Fórum dos Coredes, lembra a luta pela implantação do Fórum Democrático. “A importância está no fato de que, por meio do Fórum, a sociedade tem oportunidade de tomar conhecimento do que tramita no Parlamento e de participar disso, opinando, discutindo”, analisa.

As representações das universidades, dos trabalhadores, dos empregadores, das Ongs e dos movimentos sociais é valorizada por Frizzo. “Os Coredes representam toda a sociedade organizada do Estado, mas a oficialização destas outras organizações dá mais espaço a pluralidade. É oportuna essa mudança porque temos dificuldades de representar efetivamente todos os segmentos. A pluralidade aprimora…”

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui a íntegra da reportagem “Posse do Colégio Deliberativo é aguardada com expectativa positiva”, de Vanessa Canciam, da Agência de Notícias da Assembléia Legislativa.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo