Arquivo

Sesquicentenário. A festa de Santa Maria teve (e tem) de tudo. Mas o desfile ganhou o sábado

Não consegui estar em vários dos muitos eventos deste final de semana. Nem poderia. Selecionei dois. Um neste domingo, o passeio ciclístico na bela e ensolarada manhã. Valdeci Oliveira, Anny Desconzi, Vilson Serro. O trio do primeiro escalão estava com suas baiques. E começou (terminar, não sei, porque não esperei a chegada) com muito vigor o trajeto de (imagino) uns 3 quilômetros. Os jornais, penso, devem estar trazendo mais detalhes.

 

Já o outro evento, mmmm.. foi grandioso, para dizer o mínimo. O Desfile do Sesquicentenário, que levou muita gente à Avenida Medianeira (menos do que eu esperava, mas ainda assim bastante), foi muuuuito bonito. Simples, talvez, mas suficientemente emotivo, como se pôde constatar nos olhares das pessoas na rua e também no palanque oficial, pontificado pelo prefeito Valdeci Oliveira e os ministros (com ele na foto que tirei perto das 10 da manhã de sábado) Nelson Jobim e Eros Grau.

 

Para saber mais do cortejo que homenageou os 150 anos, confira o material distribuído pela assessoria de imprensa da Prefeitura. O texto é da jornalista Patrícia Lemos. Acompanhe:

 

“150 anos de história percorreram a Avenida Medianeira

 

A Avenida Medianeira se transformou no palco para uma grande demonstração de devoção à Santa Maria, na manhã deste sábado (17), tão especial para a cidade. No dia em que completa 150 anos, cerca de três mil pessoas representaram os orgulhos santa-marienses no Desfile dos 150 Anos.

A pé, de moto, a cavalo, de kart, blindado, caminhão ou de avião. De todas as formas as características que marcam as 15 décadas de história da cidade foram mostradas, arrancando aplausos do público. Desfilaram escoteiros, escolas, três bandas escolares, Brigada Militar, clubes, entidades sociais, grupos de motociclistas, empresas, colecionadores de carros, Cacism, Polícia Federal, militares e Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).

Quem é santa-mariense ou, pelo menos, vive há um bom tempo no coração do Rio Grande, pôde identificar a história do município percorrendo os 1.500 metros da Medianeira. Durante o trajeto, a apresentação trouxe homenagens ao Inter-SM e Riograndense, à família ferroviária, à escritores e músicos locais ou até mesmo figuras populares, como Claudinho Cardoso e Paulinho bilheteiro, que surgiram de dentro de um carro em que os homenageava, surpreendendo a todos. Através de carros alegóricos e personagens, o desfile retratou a lenda da índia Imembuí, a cidade universitária, etnias, etc.

Para conferir tudo bem de pertinho, teve gente que chegou bem antes das 9h, horário em que começou o evento. Elemar Bidinoto, 34 anos, levou a cadeira e o chimarrão para a Avenida, com sua esposa e filha para comemorar o aniversário de Santa Maria. “Nasci em Jaguari, mas adotei Santa Maria há 14 anos. Atividades como esta são muito importantes para resgatar a história e homenagear pessoas fundamentais na construção do município, como os ferroviários”, declarou o funcionário público.

O desfile encerrou ao meio-dia. De acordo com a Brigada Militar, cerca de 5 mil pessoas assitiram a homenagem. Também no público estavam os ministros Eros Grau, do Supremo Tribunal Federal e Nelson Jobim, da Defesa.”

 

SUGESTÃO DE LEITURA clique aqui, se desejar outras informações oriundas da assessoria de imprensa da Prefeitura, inclusive a cobertura de outros eventos que marcam os 150 anos de Santa Maria.

 

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo