Arquivo

Do Dantro. Articulista faz defesa apaixonada do PAC, “a melhor coisa para o povo, desde 1500”

Volta a enviar sua colaboração ao sítio, o acadêmico Dantro Guevedo. Que também exerce funções junto ao gabinete do prefeito. Ele se mostra indignado com o que considera “inverdades e preconceitos”, se referindo a opiniões expostas sobre o Plano de Aceleração do Crescimento. Aliás, o PAC é defendido com veemência inaudita por Guevedo, como você pode perceber pelo texto que publico na íntegra, a seguir:

 

“Santa Maria não vai parar

 

Há dias que leio inverdades e preconceitos mal formulados, em jornais locais, a respeito dos critérios para distribuição dos recursos e escolha de locais para serem beneficiados pelo PAC em Santa Maria. Sempre respeitei o direito de qualquer pessoa discordar e manifestar opinião, porém nunca respeitei a ignorância aliada à soberba. Por isso, não posso ficar alheio a essas declarações oportunistas e eleitoreiras.

 

O PAC é a melhor coisa que está acontecendo para o Brasil e seu povo, desde 1500, mas tem gente que ainda é contra. Essas mesmas pessoas também são contra o Pro-Uni, um programa do Governo Federal que está ampliando em mais de meio milhão de vagas o acesso ao ensino superior. São contra os programas do Bolsa Família, um exemplo para o mundo, que estão sendo adotados pela ONU e estão tirando milhares de pessoas das classes D e E. São contra os projetos dos Biocombustíveis, propostas para fontes de energias alternativas, sustentáveis e menos poluentes. Aposto até que são contra a revitalização do Cadena.

 

Para aqueles que não sabem, no final de 2006, quando a Prefeitura concluiu um dos mais importantes projetos já realizados pelo governo municipal, O Plano Municipal de Redução de Áreas de Risco, estavam sendo definidos os critérios para o investimento público em áreas como saneamento, regularização fundiária, pavimentação, infra-estrutura e habitação. Os resultados desse estudo apontaram para as áreas mais carentes e necessitadas de nossa cidade. Entre as áreas identificadas a maioria estava em torno do Cadena e em áreas de habitação precária.

 

Em 2007, enquanto a Prefeitura pleiteava a obtenção de verbas do Governo Lula, os técnicos municipais e da Caixa Econômica Federal construíram coletivamente o maior projeto de re-estruturação urbana da história de Santa Maria, priorizando justamente as áreas de risco e as mais carentes. E os R$ 138 milhões de investimentos do PAC somente foram aprovados, pela Dilma Rousseff e pelo Palácio do Planalto, porque foi elaborado um “projeto integrado”, onde as intervenções previstas apresentavam uma conexão social e geográfica, priorizando especialmente as proximidades do Cadena e afluentes, e regiões como a Nova Santa Marta.

 

Agora, em 2008, quando a Prefeitura atinge a marca de mais de 100 obras do PAC, em andamento em todas as regiões da cidade, é de espantar que filhos desta terra se neguem a estender a mão para colaborar na transformação e no desenvolvimento de Santa Maria. Já  se foi a “época do negativismo”, estamos vivendo novos tempos, tempos melhores. Hoje Santa Maria comemora junto com seus 150 anos, a menor taxa de mortalidade infantil de sua história, comemora a municipalização e a ampliação dos atendimentos da Casa de Saúde, comemora o aumento do número de empregos gerados e de empreendimentos instalados na cidade, comemora o Fórum Mundial da Educação, comemora as ações da Economia Solidária. Concordo que ainda existe trabalho por fazer, mostra disso é toda essa gente engajada, defendendo e trabalhando pela cidade. E são justamente essas as pessoas que garantem, que a mudança vai continuar e Santa Maria não vai parar!

 

Dantro Guevedo

Acadêmico da UFSM”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo