CulturaEconomiaEconomia Solidária

ECONOMIA SOLIDÁRIA. Sol, debates, vendas, cultura e muito público, os destaques sabatinos da Feira do Mercosul

Acompanhe o relato sobre o sábado no Centro de Referência Dom Ivo Lorscheister, palco dos maiores eventos da economia solidária da América Latina. São centenas de expositores, que receberam um grande público. E, diferente da sexta, em que a chuva marcou presença, as atrações sabatinas se deram sob um sol bonito, que levou milhares de pessoas ao local.

Ali, ao lado dos produtos os mais diversos, houve ainda debates, apresentações culturais, garantindo o sucesso da 6ª Feira de Economia Solidária do Mercosul e da 17ª Feira Estadual do Cooperativismo Alternativo. O texto e a foto são de Tiago Machado, da assessoria de imprensa do Projeto Esperança/Coopesperança, realizador dos eventos. Confira:

Sábado registra grande público no Centro de Referência

Além de tudo, o público também pode acompanhar a Copa do Mundo - o que será possível também neste domingo

 Na sexta (9), dia da abertura oficial, o tempo foi de frio e chuva. Mas no sábado (10), segundo dia da 6ª Feira de Economia Solidária do Mercosul e 17 ªFeira Estadual do Cooperativismo (Feicoop), o sol apareceu e um grande número de pessoas compareceu ao Centro de Referência Dom Ivo Lorscheiter no bairro Medianeira. O movimento foi crescente desde as primeiras horas da manhã. Entre às 10h e o meio-dia e durante toda a tarde os pavilhões da feira ficaram cheios de visitantes.

Mas o movimento não ficou restrito ao espaço dos expositores e no setor de alimentação. Os cinco lonões instalados ao lado do Centro de Referência e as salas do Colégio Irmão José Otão sediaram diversos debates, reuniões, seminários e oficinas sobre as  temáticas da economia solidária, comércio justo, agricultura familiar, segurança alimentar, limites de propriedade de terra, entre outras questões.  O sábado também registrou a realização de três seminários, o Latino-Americano de Economia Solidária, o Internacional de Soberania Alimentar e Agrobiodiversidade, e o do Programa Nacional de Comercialização Solidária.

No palco da feira, no pavilhão principal, diversos grupos, principalmente de jovens, fizeram apresentações musicais e culturais. No final da tarde, foi a vez do cantor nativista Antônio Gringo, atração da feira em todas as suas edições, subir ao palco junto com o grupo de artistas da Caminha.

Domingo – Um grande público também é esperado neste domingo (11). No último dia da feira, várias atividades estão previstas. Entre elas, a partir das 9h, o Seminário Regional do PLANSEQ, no Lonão 1, o Encontro Estadual dos Clubes de Trocas Solidárias,no Colégio José Otão, a Oficina Etnias e Teatro Indígena, no Lonão 4. De manhã e de tarde, haverão apresentações culturais e musicais no palco da feira. A final da Copa do Mundo da África, entre Espanha e Holanda, será transmitida no evento, a partir das 15h 30min, em um telão instalado na praça de alimentação.

Encerramento – Às 18h, acontecerá a cerimônia de encerramento da Feicoop. No ato, está previsto o lançamento da Feira de Economia Solidária 2011 e a leitura da Carta da 6ª Feira de Economia Solidária do Mercosul. A animação da solenidade será feita por Antônio Gringo.”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo