Arquivo

10 mil a mais. Eleitorado santa-mariense aumenta 5,61% em quatro anos. Hoje são 187.750

Os dados retirei da página do Tribunal Superior Eleitoral. Eles estão atualizados até junho – e devem ser os definitivos, para o pleito de 5 de outubro. Santa Maria tem, hoje, 187.750 eleitores aptos a exercer o direito (dever) do voto. Isso significa 9.973 a mais em relação aos 177.777 inscritos para a eleição de 2004. São, portanto, 5,61% de aumento no contingente total do eleitorado.

 

No sítio do TSE, pelo menos até o final da tarde desta quinta-feira, ainda não era possível destrinchar os números. Mas uma coisa já é possível garantir: seguindo a média nacional e a estadual, as mulheres são a maioria dos quase 190 mil santa-marienses que podem ir às urnas.

 

De outro lado, foi possível constatar um elemento curioso. Em 2006, no pleito para Presidente, Governador, Senador e Deputados, Santa Maria contava com 184.419 eleitores. Ou pouco menos de 7 mil a mais que na eleição municipal de dois anos antes. E, de 2006 para cá, o acréscimo, mesmo que para período igual, foi bem menor: apenas pouco mais de 3 mil. Isto é, reduziu-se a curva de crescimento do eleitorado.

 

De qualquer forma, para quem aposta na realização de um pleito em dois turnos, a manter-se a tendência, isso até poderá ocorrer na eleição de 2016. Mas, para isso, nos próximos quatro anos, o crescimento do eleitorado terá que ser ligeiramente maior que o do último quatriênio: 6,53%. É possível. Mas o ritmo precisa ser mais constante do que o ocorrido entre 2006 e 2008.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo