Arquivo

Caso “dantesco” (2). Quer saber o que o Protô achou? Leia o relatório da Operação Santiagraha

Essa não vou nem interferir, com meu comentário. É suficiente ler a reportagem produzida pela redação do sítio especializado Congresso em Foco. Nela você encontra, além de informações surgidas nesta terça-feira (antes da queda de Protógenes Queiroz, como você leu na nota anterior, imediatamente abaixo), também links para a íntegra da Operação Santiagraha. Se você tiver a devida (ela é absolutamente necessária) paciência, vai descobrir coisas do arco da velha. E entender como funcionou essa malandragem grã-fina e que teve como principal vítima a sociedade. Confira:

 

“A íntegra do relatório da Operação Santiagraha

 

Confira os passos seguidos pela investigação policial e as provas já reunidas contra Daniel Dantas e os demais alvos da Polícia Federal

 

O Congresso em Foco divulga hoje a íntegra do relatório da Polícia Federal (PF) que deu origem à Operação Satiagraha, na qual foram presos, na última terça-feira (8), o banqueiro Daniel Dantas, o investidor Naji Nahas e o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta. Suspeitos de participarem de uma organização criminosa envolvida em vários ilícitos financeiros e fiscais, os três estão soltos, por decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes.

 

LEIA O RELATÓRIO
Parte 1 – Parte 2

   
O relatório não é assinado pelo delegado Protógenes Queiroz, que comandou a Operação Satiagraha, mas pela delegada da PF Karina Murakami Souza. Com 210 páginas, o documento ostenta a convicção dos responsáveis pelo inquérito de que Daniel Dantas chefia uma quadrilha que fraudou documentos, espiona adversários, compra aliados, pratica tráfico de influência e tem vasta capacidade de penetração nos altos poderes da República, no mercado de capitais e na imprensa.


O relatório atribui a Dantas e seus sócios, em um total de 151 empresas, delitos financeiros e fiscais e ainda os crimes de lavagem de dinheiro, tráfico de influência, evasão de divisas e corrupção. Mais especificamente, são descritos os seguintes atos irregulares:


– uso de espionagem e outros meios ilegais, inclusive para obtenção de informação privilegiada, utilizada para auferir lucros indevidos no mercado de ações;

– uso de “laranjas” para operar uma complexa e bilionária cadeia societária (mais de R$ 6,5 bilhões movimentados em 2001);

– apropriação indevida de recursos do Banco Opportunity pelos seus sócios e familiares;

– captação criminosa de recursos de brasileiros para fundos exclusivos a estrangeiros, com o objetivo de propiciar evasão de divisas, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro;

– utilização de operações agropecuárias para acobertar fraudes financeiras e fiscais;

– tráfico de influência envolvendo altas autoridades da República.


Da imensa galeria de nomes citados, destacam-se dois membros do governo federal. O primeiro, Gilberto Carvalho, chefe de gabinete do presidente Lula, que é tratado como suspeito de manter relações impróprias com o grupo de Dantas. A outra é a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, que, segundo o relatório, era procurada por representantes do banqueiro para interferir na compra da Brasil Telecom pela Oi. Anunciada em abril deste ano, a fusão – que a PF quer agora investigar – poderá render a Dantas (sócio da BrT) perto de R$ 1 bilhão.


O nome mais citado da oposição é o do senador Heráclito Fortes (DEM-PI), há muito encarado como um dos maiores aliados de Daniel Dantas no Congresso Nacional. Grampos telefônicos transcritos mostram a grande intimidade existente entre o senador e os sócios e lobistas do Opportunity.  


Várias informações constantes do documento já foram divulgadas pela mídia. Mas sua íntegra oferece uma riqueza de detalhes que se perde em meio à dispersão do noticiário sobre o assunto.  Detalhes que, de um lado, revelam o poderoso arsenal de provas, nomes, fatos e conexões reunidos pela Polícia Federal contra Dantas e seus sócios. Do outro, demonstram que ainda há muita coisa a esclarecer… (clique
aqui, para ler a íntegra)

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas pelo excelente sítio especializado Congresso em Foco.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo